Barcarena

Guia do Investidor de Barcarena

O objetivo deste Guia do Investidor é reunir informações sobre o município de Barcarena para facilitar a identificação das melhores oportunidades de investimento na região.

Por meio dessa publicação, os poderes executivos local e estadual convidam investidores, turistas e visitantes a conhecer e descobrir o que Barcarena tem de melhor.

Nele, você encontra informações sobre:

Logística e Infraestrutura

Informações sobre logística e Infraestrutura em Barcarena (Porto de Vila do Conde), incluindo o Projeto da Ferrovia Pará, que será integrada à ferrovia Norte-Sul, contribuindo para o desenvolvimento do modal ferroviário no Estado e aumentando consideravelmente a competitividade do Distrito Industrial de Barcarena. Além disso, o material também apresenta os principais acessos ao município (rodoviário, rodo-fluvial e fluvial marítimo).

Aspectos Econômicos

O Guia do Investidor de Barcarena apresenta as principais cadeias produtivas em desenvolvimento na região, assim como o Produto Interno Bruto (PIB), remuneração média, IDH, GINI, percentuais de produtos importados e exportados e muito mais.

Por que investir em Barcarena?

O material apresenta o Distrito Industrial de Barcarena, criado em 1979, como um dos principais atrativos para empresas que desejam iniciar um investimento industrial no Pará. Atualmente, o DI Barcarena conta com 70% de ocupação, em uma área de 8.800,48 hectares, e possui áreas disponíveis para novos negócios.

ZPE de Barcarena

O projeto da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Barcarena – área industrial especial voltada principalmente para exportação de bens, também é um dos tópicos principais do Guia do Investidor. Além de inovadora, a proposta trará inúmeros benefícios às empresas que desejarem iniciar um investimento na ZPE. Todos eles estão listados no Guia.

Cadeia Mineroindustrial

O ambiente de negócios gerado pelas atividades industriais e pelo Distrito Industrial torna o município de Barcarena um dos melhores locais para se investir no Brasil. O grande diferencial é a cadeia econômica do alumínio, que possibilitou o surgimento de outras indústrias e empresas produtoras de bens e serviços.

Incentivos fiscais

Informações sobre os incentivos fiscais estaduais, geridos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), buscam orientar empresários que desejam apresentar projetos com o objetivo de pleitear incentivos, que consistem na aplicação de tratamento tributário (desoneração do ICMS) para as indústrias em geral, incluindo indústria do pescado, pecuária e agroindústria.

Mão de obra e serviços públicos

Principais campi universitários, escolas tecnológicas, serviços de segurança pública, de saúde e dados sobre o meio ambiente também são abordados.

Deseja investir? Entre em contato:

Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec)

Trav. Dr. Moraes, 70 – Belém, Pará.
Cep: 66035-080

Telefone: +55 91 3236.2884
E-mail: investpara@codec.pa.gov.br

Prefeitura Municipal de Barcarena
Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo

Av. Francisco Vinagre, Qd 234, lote 6. Vila dos Cabanos.
CEP: 68447-000

Telefone: +55 91 98748-3621

E-mail:
seicomtur@barcarena.pa.gov.br
empreendedor.pmb@barcarena.pa.gov.br