Barômetro de Sustentabilidade ajudará a atrair investimentos

Fruto de um estudo que reúne análises sobre bem-estar humano e ambiental em vários aspectos, o Barômetro de Sustentabilidade do município de Barcarena foi lançado na última terça-feira (20), pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), em parceria com a prefeitura local.

Segundo o documento, no âmbito socioeconômico Barcarena ocupa a 9ª posição no ranking das maiores economias do Pará, sendo a mais forte da Região de Integração Tocantins, com a menor taxa de extrema pobreza entre os 11 municípios da região.

O presidente da Fapespa, Eduardo Costa, disse que o Barômetro de Sustentabilidade é rico em informações estratégicas, importantes para o desenvolvimento do município. “Esta ferramenta vai auxiliar as tomadas de decisões, na gestão de políticas públicas mais inclusivas, igualitárias e sustentáveis para a população local”, ressaltou.

Para a secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Barcarena, Alzira Brito, a nova ferramenta traz indicadores essenciais ao planejamento municipal, possibilitando a evolução de ações que buscam novos investimentos e políticas públicas mais eficientes. “Neste momento, gostaria de agradecer à Codec (Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará), porque foi por meio da Companhia que nós chegamos a esta ferramenta que vai nos guiar rumo aos avanços para o desenvolvimento sustentável do nosso município”, declarou.

Winston Facuri, gerente Metropolitano da Codec, enfatizou que o lançamento do Barômetro representa um avanço importante para o município e contribui para atração de novos investimentos. “Em Barcarena, a Codec tem sido grande parceira da prefeitura, uma vez que a busca por esses dados foi provocada durante os workshops de formação oferecidos por nós, em que buscamos posicionar os municípios com dados e informações importantes, para que sejam agentes capacitados para atender e implementar novos negócios”, afirmou.

O Barômetro de Sustentabilidade do município de Barcarena pode ser acessado no link https://goo.gl/xLM2zu