Capacitação da Codec leva estratégias de atração de negócios a Benevides

O foco da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) é fomentar o desenvolvimento local a partir de planejamento e ações

Gerente de Atendimento a Novos Negócios da Codec, Augusto Anunciação: “estabilidade econômica contribui para atrair investimentos”. Foto: Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) promoveu, na manhã desta terça-feira (29), uma capacitação virtual voltada para a atração de investimentos com o corpo técnico das secretarias de Meio Ambiente, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Procuradoria do município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém. Com o evento, o objetivo da Codec é dialogar sobre a importância da prospecção de negócios para o desenvolvimento local, a partir da atração de empreendimentos de setores estratégicos. 

O gerente de Atendimento a Novos Negócios da Codec, Augusto Cesar Anunciação, iniciou destacando que, no âmbito estadual, a Companhia apresenta o Pará aos investidores, ao estabelecer parcerias e marcar presença em eventos de prospecção nacionais e internacionais, mas é necessário que os municípios também tenham participação ativa nesse processo, pois são eles os destinos dos negócios. 

“Planejamento de longo prazo, ordenamento urbano, cidade limpa: o investidor pensa que, se ele vai ficar no município por um longo período, ele precisa de um ambiente que seja favorável para ele em todos esses aspectos, então esse é um dos segredos do planejamento de atração de investimentos. Além disso, segundo o Banco Mundial, existem outros fatores que são considerados essenciais para atração de negócios, como estabilidade econômica e política, tributação, tamanho e crescimento do mercado, apoio aos negócios, presença de fornecedores, além de energia, água e disponibilidade de áreas – tudo isso sem deixar de lado a relevância da disponibilidade de materiais promocionais no município, como folders e sites, em vários idiomas, para que os investidores encontrem com facilidade as informações sobre os setores onde querem investir”, explicou Augusto Cesar.

Para Benevides, a proposta da Codec é que o município, a partir da capacitação de hoje, defina setores econômicos prioritários, liste os benefícios que são peculiares na região para esses setores e indique as empresas que poderiam se beneficiar dessas características. A segunda etapa do trabalho, a ser desenvolvido em parceria com a Codec, prevê a elaboração de uma proposta de plano de ação, com a definição de equipes para atuar na elaboração de materiais promocionais, realização de visitas a empresas e participações em feiras de negócios.

O titular das pastas de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Benevides, Welton Neves, agradeceu a capacitação oferecida pela Codec e destacou as ações de estruturação em curso no município que convergem para o objetivo de tornar o município mais atrativo para negócios.

“Primeiramente, gostaria de agradecer pelo treinamento e atenção da Codec com o nosso município e também dizer que temos hoje, além de uma secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma Lei de Incentivos Fiscais, que precisa apenas da estruturação de um conselho de Desenvolvimento Municipal para que entre em vigor e possa ser mais um mecanismo de atração de investimentos. Temos um outro desafio que é a atualização do nosso Plano Diretor, para que possamos viabilizar negócios e também proteger nossos mananciais, portanto, hoje, temos desafios, mas precisamos de interação com a Codec para termos esse apoio. Recentemente, a prefeita assinou um convênio com o Sebrae, para o programa Cidade Empreendedora, algo que já vai poder ser inserido no nosso guia de investimentos”, adiantou o secretário Welton Neves.

Para Marcos Barros, agente de Desenvolvimento de Benevides, é satisfatório para o município poder contar com o apoio da Codec no momento em que a gestão se organiza para melhorar a sua estruturação. “A gente fica feliz em saber que a Codec pode nos dar esse auxílio técnico para contribuir para o nosso desenvolvimento. Benevides é maravilhosa em todos os aspectos. Temos a Sotreq [revendedora de máquinas e equipamentos para a construção civil e mineração], que já reiniciou suas operações, assim como também temos a Belo Frio e o Magazine Luiza, mas uma outra coisa para nós é de suma importância: hoje o Pará passa por um momento de crescimento de exportação de açaí. Em Benevides temos 12 agroindústrias e precisamos trabalhar cada vez mais a verticalização para que não haja fuga, buscar fomentar as nossas ilhas, os cinturões verdes, e a agricultura familiar, para que tenhamos uma produção que atenda o nosso mercado interno. Em meio a tudo isso, gostaria de destacar também que estamos terminando até agosto toda a parte estrutural da nossa Sala do Empreendedor”, informou. 

Com uma proposta de cronograma inicial para a estruturação das ações em 30 dias, período em que poderão ser realizadas discussões sobre política de incentivos fiscais, criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, prefeitura e Codec deverão se reunir novamente na próxima semana para dar prosseguimento ao trabalho de fortalecimento do cenário econômico local.

Texto: Igor Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.