Carta de intenção celebra avanço nas relações comerciais entre o Pará e a China

Codec e empresa chinesa estudam estratégias para fortalecer o comércio e as exportações

Representantes da Codec e da empresa chinesa Zhuhai Sino-Lac Supply Chain durante assinatura da carta de intenção. Foto: Ascom / Codec

Com o objetivo de promover a cooperação comercial e logística para a atração de negócios e iniciativas que dinamizem a economia estadual, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) celebrou, nesta quinta-feira (6), uma Carta de Intenção com a empresa chinesa Zhuhai Sino-Lac Supply Chain, com o objetivo de fortalecer as exportações e o comércio entre o Pará e a China, por meio do apoio institucional à implantação de uma plataforma de logística integrada no Estado, que poderá vir a ser a primeira neste modelo na América Latina, e do suporte à atração de investimentos para projetos estratégicos do Pará, como a ZPE de Barcarena.

As discussões envolvendo o tema iniciaram em janeiro deste ano, a partir de uma reunião que contou com a presença do executivo da Sino-Lac, Zhu Chuanin. Na ocasião, o empresário detalhou o projeto de criação de uma estrutura de logística que incluirá os serviços de armazenamento, desembaraço aduaneiro, atestação fitossanitária, embalagem e transporte – a ser gerenciada pela própria empresa -, destinada à promoção e exportação de produtos brasileiros do ramo de alimentos para o mercado interno chinês, desembarcando na plataforma de logística no Porto de Zhuhai, na China.

No documento celebrado nesta quinta-feira, fica estabelecido o apoio da Codec à promoção local do projeto, de modo promover e recomendar às empresas paraenses a integração à iniciativa. Além disso, o acordo também define que a Sino-Lac aproveitará sua estrutura local, em Zhuhai, para colaborar com a Codec na busca por investidores chineses para a ZPE de Barcarena, projeto do governo estadual voltado para a intensificação das exportações.

Ao centro, o presidente da Codec, Luftala Bitar, com o representante da Sino-Lac no Pará, Marcius Santos. Foto: Ascom / Codec

O presidente da Codec, Lutfala Bitar, explica a importância do acordo e reforça o papel da Codec no apoio a iniciativas de desenvolvimento econômico.

“A assinatura do documento representa mais um esforço da Codec em direção aos investimentos internacionais, buscando cooperação com entes importantes no mundo para atrair investidores para grandes projetos, entre eles o da ZPE de Barcarena, para o qual já temos garantidos R$ 1 milhão até o fim deste ano para avançarmos em direção à implantação. Além disso, a iniciativa da Plataforma de Logística, que poderá ser instalada também em Barcarena, poderá também ter desdobramentos positivos para a ZPE, por isso Sino-Lac está levando o nosso projeto para a China, para conhecimento dos investidores chineses”. Lutfala Bitar – presidente da Codec

Para o representante da Sino-Lac no Pará, Marcius Santos, a assinatura representa um importante avanço nas relações comerciais entre a China e o Pará. “Assinatura desta carta de intenção vai permitir ao Pará ser o parceiro preferencial da província de Guangdong, no sul da China, possibilitando que indústrias e produtores paraenses tenham acesso ao mercado chinês de uma maneira mais simplificada”, disse Marcius.

Ainda segundo ele, a demanda chinesa por proteína animal é de milhares de toneladas e já existem entendimentos em alguns setores econômicos do Pará para o estreitamento das relações. “Quando a pandemia passar, vamos criar condições para intensificar as trocas comerciais entre as duas regiões”, finaliza.

Por Igor Nascimento

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.