Codec adere ao Programa de Excelência em Gestão Pública

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Olavo das Neves, assinou na última quarta-feira (23), o termo de adesão ao Gespública – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, que estimula a adoção por órgãos e entidades públicas de medidas para aprimorar a gestão interna e ofertar melhores serviços à sociedade. A assinatura do documento ocorreu após a palestra de apresentação do programa, na sede da Codec, no bairro de Nazaré em Belém.

Para o presidente do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), José Maria Mendonça, a adesão ao programa por parte das instituições públicas sinaliza o início da modernização da gestão dos recursos públicos e traz benefícios aos cidadãos. “Atualmente, o serviço público ainda conserva práticas burocráticas que não dão espaço para a rapidez dos processos administrativos”, diz.

O presidente da Codec acredita que a implantação do programa simplifica o andamento dos processos internos e melhora a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela Companhia. “O Gespública sinaliza um momento de consolidação de um amplo projeto que nasceu a partir de um planejamento estratégico e análise de clima organizacional dentro da Codec e que hoje resulta na adesão ao programa”, argumentou.

Segundo a coordenadora executiva regional do Gespública, Lígia Garcia, a adesão da Codec ao programa implica em uma nova perspectiva da Companhia sobre a gestão. “Por meio de um modelo internacional de excelência, a Codec passa a ter um novo olhar sobre a gestão pública, que estimula a atuação voltada para resultados, e também sobre as práticas administrativas no setor público”.

“Este é o primeiro passo para que a Companhia se torne uma instituição de excelência e possa levar desenvolvimento econômico para o Estado e para o cidadão”, afirmou Manoriel Manolo, diretor de Relações Institucionais da Codec. Ele detalha, ainda, que o segundo momento após a adesão é o de autoavaliação, que deve pontuar as ações que serão desenvolvidas para o alcance da melhoria contínua.

O evento contou com a presença de servidores da Codec; do prefeito eleito de Santa Bárbara, Nilson Santos; do secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Tecnológica do Estado, Alex Fiúza; do diretor-superintendente do Sebrae, Fabrizio Guaglianone, e de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e da empresa Tramontina.