Codec capacita municípios em técnicas de atração de investimentos

Ação da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado (Codec) quer contemplar 29 municípios paraenses até o final de 2021

Diretor de Atração de Investimentos da Codec, Manoel Ibiapina diz que municípios devem se preparar para serem atrativos aos negócios. Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Mais de 70 servidores e representantes de entidades ligadas ao setor produtivo de seis municípios paraenses já participaram dos workshops de capacitação online promovidos pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado (Codec). Por causa da pandemia da Covid-19, a Companhia mudou a estratégia de atuação e utiliza videoconferências para apresentar as técnicas de atração de investimentos.

Segundo o diretor de Atração de Investimentos da Codec, Manoel Ibiapina, as capacitações tratam de margens de atração, ações de desburocratização e elementos facilitadores para tornar o município um ambiente de negócios atraente. Temas como bioeconomia e agregação de valor também são discutidos durante as ações.

“A integração entre municípios, empresas e Estado, lembrada sempre pelo presidente da Codec, Lutfala Bitar, é fundamental para conseguirmos avançar. As nossas ações já apresentaram resultados sensacionais. Estamos recebendo muitos feedbacks positivos dos municípios que estamos atuando”, afirma o diretor Ibiapina.

Diretor de Estratégia e Relações Institucionais, Pádua Rodrigues diz que os municípios são vitais para o desenvolvimento econômico. Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

De acordo com Pádua Rodrigues, diretor de Estratégia e Relações Institucionais, não tem como avançar no desenvolvimento econômico sem que os municípios atendam certos requisitos essenciais.

“Nenhuma empresa vai investir em um município que não tem uma política pública voltada para atender o investidor, de forma eficiente; que não tenha incentivos fiscais; infraestrutura de escoamento da produção; estrutura de segurança e saúde, entre outros fatores”, explica Pádua Rodrigues.

O diretor de Estratégia afirma que os fatores citados são analisados pelo investidor ao procurar um local para investir e a atuação da Codec visa preparar os municípios paraenses para isso.

Uma das dicas reforçadas pela Companhia, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico local, é a criação de sites comerciais voltados para investimentos. Para Pádua Rodrigues, as plataformas são fundamentais e funcionam como uma vitrine de potencialidades e vantagens para a atração de investimentos.

As capacitações objetivam, segundo Manoel Ibiapina, obter, pelo menos, um fator de atração de investimento em cada município paraense. “Buscamos capacitar servidores para que estejam aptos a facilitar a vida do investidor e saibam utilizar as técnicas de atração de investimentos, de forma proativa e positiva”, ressalta.

A Codec já realizou capacitações em Castanhal (21/08), Santa Izabel (28/08), Bragança (18/09), Abaetetuba (25/09), Igarapé-Miri (30/09) e Santarém (01/10). A previsão é de que a Companhia atenda mais 23 municípios paraenses até o final de 2021.

ATUAÇÃO INTEGRADA

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado possui dois eixos centrais de atuação, que envolvem desde a preparação do ambiente de negócios, como a estruturação e planejamento para que os municípios estejam aptos a atender as demandas das empresas interessadas, e a atração de investimentos para o Estado.

De acordo com Pádua Rodrigues, diretor de Estratégia e Relações Institucionais, a Companhia tem o mapeamento de todas as regiões do Estado e consegue identificar onde estão as melhores oportunidades, com infraestrutura, logística, mobilidade adequadas, de acordo com as características dos investidores. 

“A Codec trabalha para se aproximar, cada vez mais, dos municípios paraenses. É prioridade desta gestão fortalecer essas parcerias. Os municípios ficavam mais isolados do Sistema e hoje em dia buscamos a integração, de fato. Nós precisamos dos municípios e eles precisam de nós para avançarmos juntos”, afirma.

Todas as estratégias da Companhia são atreladas e alinhadas com o Plano Plurianual (PPA) do Governo Estadual e também às estratégias das outras secretarias estaduais. “Além de funcionar como o portão de entrada para investidor no Estado, a Codec também faz o acompanhamento e busca andar de mãos dadas para que a empresa se fixe no Estado”, finaliza o diretor Manoel Ibiapina.

Por Giovanna Abreu (SECOM)

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