Codec debate estratégias para atração de investimentos na Codem

A Diretoria de Novos Negócios da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) promoveu, na manhã da última quarta-feira, 9, um importante encontro com servidores da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). Na sede do órgão municipal, os servidores da Codec falaram sobre diversas ações capitaneadas pela Companhia estadual e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e ofereceram dinâmicas e debates sobre desenvolvimento econômico com foco em atração de novos investimentos para o Pará.

Além de participar de dinâmicas em grupo focadas no atendimento a investidores, os servidores da Codem puderam conhecer mais sobre ações da Codec que conduz implantações de novos Distritos Industriais no Estado, revitaliza Polos existentes, atua como agência de atração de investimentos e porta de entrada para novos negócios no Pará e conta com o Manual do Investidor – iniciativa pioneira que contém um passo a passo com um conjunto de informações valiosas para orientar empresas que querem se instalar no Pará.

Segundo João Cláudio Klautau, presidente da Codem, a parceria com Codec e Sedeme é muito importante porque alinha as instituições em torno de uma dinâmica de atração de investimentos necessária para a cidade. “Sabemos que o país passa por um momento delicado e iniciativas como esta, que buscam a excelência em atração de novos investimentos, potencializam a competitividade do município ao mesmo tempo em que incentivam novas estratégias para o desenvolvimento econômico na região”, comentou.

Para a Diretora de Novos Negócios da Codec, Lucélia Guedes, as ações desenvolvidas pelo Estado com o objetivo de atrair investimentos precisam estar alinhadas, além do setor produtivo, com entidades ligadas às prefeituras municipais. Ainda segundo ela, eventos como este são vitais para o alinhamento entre Estado e prefeituras para a melhoria do ambiente de negócios nas regiões.

O workshop “Interiorização e Capacitação em Atração de Investimentos para os municípios do Pará” que desta vez esteve em Belém, já capacitou gestores de outros 7 municípios e se caracteriza por uma ação direta da gestão estadual, por meio da Codec, que visa estabelecer parcerias e empoderar as gestões municipais com dados, informações e melhores práticas no atendimento a investidores interessados em empreender no Pará.

Ainda neste mês de Agosto, o workshop vai passar pelo município de Breves, na Arquipélago do Marajó, seguido pelos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, que irão receber o mesmo evento em Setembro.

(Texto: Ascom Codec)