Codec discute integração para melhorias no Distrito Industrial de Barcarena

Nesta quarta-feira (30), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) promoveu uma reunião com representantes da prefeitura municipal de Barcarena e do Cartório do Único Ofício do município para alinhar dados e informações fundiárias referentes ao Distrito Industrial local. O objetivo é garantir maior segurança jurídica aos empreendimentos da área por meio da integração da base de dados das instituições sobre os lotes disponíveis para investimentos.

“Queremos realizar um trabalho em conjunto, envolvendo os poderes públicos local e estadual, para a melhoria do ambiente de negócios no município. Nós sabemos que Barcarena é a bola da vez para os investimentos no Brasil, em razão dos recentes anúncios da transferência de operações de grandes mineradoras para o município e dos grandes projetos em andamento na região, por isso queremos promover uma integração institucional para atuarmos de maneira mais articulada, garantindo a competitividade e atratividade do Distrito Industrial de Barcarena para a chegada desses investimentos”, explicou Pádua Rodrigues, diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec.

Com mais de 90 empresas em uma área de 8,8 mil hectares, o Distrito Industrial de Barcarena, localizado nas proximidades do Porto de Vila do Conde, é considerado um importante polo de desenvolvimento econômico para o Estado e constantemente atrai a atenção de investidores. Com o encontro de hoje, ficou definido que os dados mais recentes referentes às áreas no Distrito serão compartilhados entre as instituições até o final de outubro.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Barcarena, Marcos Mendes, a procura dos empresários pelo Distrito é constante e por isso a integração é necessária. “Temos empresários interessados em investir e também já recebemos informações sobre a criação da associação das empresas que já atuam no Distrito, o que torna esse trabalho ainda mais importante”, disse.

Além do secretário e dos demais representantes da prefeitura, estiveram presentes no encontro o presidente da Codec, Lutfala Bitar, acompanhado de parte da diretoria do órgão, e a titular do cartório municipal de Barcarena, Tatiana Mizrahi Suster.