Codec e Prefeitura de Benevides discutem estratégias para fortalecimento do setor produtivo

A Companhia prepara os municípios para investimentos capazes de impulsionar a economia e gerar emprego e renda

Levantar as potencialidades econômicas, mapear condições de infraestrutura e orientar políticas públicas de estímulo a investimentos. Esses são alguns dos principais objetivos do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Estadual, apresentado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), nesta sexta-feira (28), à Prefeitura de Benevides, município da Região Metropolitana de Belém, em uma videoconferência.

A iniciativa, que tem como base a missão institucional da Codec no âmbito estadual, está sendo apresentada aos municípios paraenses para colaborar na estruturação de políticas públicas, visando estimular o desenvolvimento econômico.

O coordenador da Sala do Empreendedor de Benevides, Pablo Sanches, representante da Prefeitura na reunião virtual, ressaltou a importância do programa inclusive na construção de políticas públicas municipais futuras, e informou que dará todo o suporte necessário ao início das atividades, e ele será o principal interlocutor entre a Codec e o município.

Pádua Rodrigues, diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Companhia Estadual, destacou que o ponto-chave da iniciativa está na necessidade de preparação dos municípios para receber investimentos capazes de impulsionar a economia e gerar emprego e renda. “Queremos contribuir para a atração de negócios e promoção das melhores oportunidades. Para isso, prevemos o levantamento de informações estratégicas e a realização de workshops de capacitação, algo que a Codec já tem expertise e que conta com a fundamental participação de todas as pessoas que possam contribuir para esse resultado, incluindo as Associações Comerciais”, assegurou o diretor.

Guia do Investidor – “Neste processo, avaliar a situação das áreas possíveis de serem utilizadas para atrair investimentos e preparar um Guia do Investidor do município, contendo dados oficiais e pesquisas que indiquem as melhores oportunidades para investir ali, são fundamentais”, frisou.

Ainda segundo Pádua Rodrigues, atualmente ainda há a ideia de que a Codec só atua com grandes indústrias e grandes empreendimentos. “Na realidade, a nossa atuação é bem mais ampla, incluindo a pequena indústria e os pequenos negócios, porque eles também fazem parte do processo de desenvolvimento econômico e são fundamentais para o incremento da economia”, informou.

Após a avaliação completa do projeto pelo Executivo local, será estabelecido um cronograma de trabalho para o início das atividades.

Por Igor Nascimento