Codec e Sedeme firmam acordo para implantação de novo polo industrial em Santarém

Promover desenvolvimento econômico e retomar Distritos Industriais no Pará. Estes são os desafios da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec). Nesse sentido, o Governo do Estado, por meio da Codec, e Prefeitura de Santarém firmaram um acordo no mês de Abril para implantação de um novo polo industrial no município.

Na ocasião do lançamento do projeto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki e o presidente da Codec, Olavo das Neves, em parceria com a prefeitura, assinaram o protocolo de intenções para implementação do polo Industrial no município.

Com cerca de 40 empresas instaladas, a cidade ainda não possui uma área livre para ampliar os parques de atuação, já que os empreendimentos atuais estão distribuidos em área residencial.

Também foi assinado protocolo de intenções com a empresa Campo Rico, que é responsável pela produção de 50 mil toneladas de fertilizantes por ano, se comprometeu a implantar uma fábrica em Santarém com expectativas de produzir 300 mil toneladas de produtos e assim, gerando emprego e renda na localidade.

O andamento do projeto aguarda o repasse da área de 203 hectares, que pertence à União, para o Estado – que já foi declarada de utilidade pública pelo Decreto Estadual 1.523/16. Com investimentos iniciais em torno de R$3,4 milhões, Governo e Prefeitura retomam investimentos no campo do desenvolvimento econômico na cidade após 30 anos em que se criava nenhum Distrito Industrial na cidade.