Codec oferece oficina de atração de investimentos em Barcarena

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) fechou a semana com uma oficina de capacitação em atração de investimentos, ação que integra o Programa de Competitividade nos Distritos Industriais Paraenses, lançado na última quarta-feira (17). O curso foi oferecido na última sexta (19), no Hotel Equinócio, em Barcarena, e tratou da atração de investimentos como fator de desenvolvimento local, abordando boas práticas nas estratégias de atração.

O curso foi ministrado pela diretora de Novos Negócios da Codec, Lucélia Guedes, e pelos gerentes Lorena Aguiar e Augusto Cesar, além de contar com palestrantes de órgãos do Estado e do Banco da Amazônia. Lucélia Guedes disse que a ideia foi trabalhar a atração de investimento dentro dos municípios, o que foi possível graças à sólida expertise da equipe, que foi construída ao longo dos anos, com apoio de entidades como o governo federal, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e Banco Mundial (Bird).

“A gente enxerga essa necessidade de compartilhar todo esse conhecimento que temos dentro dos municípios. Tivemos um público bem interessante, com uma participa efetiva da Prefeitura de Barcarena e um bom número de empresários, que receberam com bons olhos toda essa informação”.

A primeira palestra da tarde foi conferida pela secretária operacional de Incentivos Fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Marília Amorim, falou sobre questões relativas à Política de Incentivos Fiscais do Estado. “Formações como essa têm a função de esclarecer, e é para isso que estamos aqui. A equipe de incentivos fiscais tem onze pessoas, incluindo técnicos, que podem dar informação, e temos o maior prazer de receber as empresas”, frisou.

A presidente da Junta Comercial do Pará (Jucepa), Cilene Sabino, reforçou o papel da instituição na melhoria do ambiente de negócios e elogiou a iniciativa da Codec. “Acho muito válido, pois muitas pessoas desconhecem a grandiosidade do programa, da possibilidade de fazer investimentos no Estado, das oportunidades que o Pará oferece. Uma oficina como essa leva ao conhecimento das pessoas todas essas oportunidades”, arrematou.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Barcarena, Lúcia Paixão, “é muito importante esse tipo de workshop, porque traz informação, e informação é poder. Aqui vocês estão informando como está o planejamento hoje do Estado, que envolve diversas questões, o que nos dá uma visão de futuro e nos permite planejar”, avaliou.