Codec participa de Fórum de Desenvolvimento em Canaã dos Carajás

Na quarta-feira, 2, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) integrou a programação do II Fórum de Desenvolvimento da Região de Carajás, em Canaã dos Carajás, sudeste do Estado. Com a presença do gerente de Relações Institucionais da Companhia, Evandro Diniz, e da gerente Regional, Zaira Lima, foram apresentadas as vantagens competitivas do Pará, com um panorama sobre logística e negócios na região, especialmente no setor metal mecânico, além de propostas de parceria com o município.

“Com o movimento crescente de chegada de investimentos ao sul e sudeste do Pará, torna-se essencial discutirmos as possibilidades de investimentos em toda a região. Em nossa apresentação, levamos dados sobre a indústria metal mecânica e pontuamos os reflexos desse segmento industrial, que tem repercussões em diversas outras áreas, para o público do evento, inserido em uma localidade com forte presença de recursos minerais”, disse Evandro Diniz.

Ainda de acordo com o gerente, na oportunidade, também foram discutidas possibilidades de parcerias com os municípios de Canaã dos Carajás e Curionópolis, no sentido de trocar experiências em atração de investimentos e na gestão de Distritos Industriais – atividades que já contam com a expertise da Codec no âmbito do governo estadual.

Na terça-feira, 1, em Marabá, os representantes da Codec discutiram oportunidades de investimentos com membros da Associação Comercial e Industrial do município (ACIM).

O evento – Promovido pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), o Fórum segue até o próximo domingo (6). Com um público estimado em mais de 100 mil visitantes, o tema central do evento diz respeito aos “Desafios e Investimentos em Logística no Sul e Sudeste do Pará”, dentro da programação da IV Feira de Negócios e Festival de Cultura Gastronômica (Fenecan).

A programação, com palestras, rodadas de negócios e oficinas, está inserida nas comemorações pelos 25 anos de emancipação de Canaã dos Carajás, que inclui ainda o 3º Festival da Cultura Gastronômica, a Apipará 2019, o Fórum de Desenvolvimento Regional, o Seminário do Serviço Mineral e eventos culturais.

Debates sobre o presente e o futuro da mineração na região sul e sudeste do Pará seguem em pauta ao longo de toda a programação do evento, que, na abertura, contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, e de autoridades estaduais.

Helder Barbalho disse que o momento é para debater o futuro de Canaã dos Carajás, e registrou que o município vem crescendo, se desenvolvendo, e a cidade está bonita e bem cuidada.

“Precisa avançar cada vez mais, garantindo com que a cidade esteja atendendo aos anseios e às expectativas da população. Esta pauta de discussão feita aqui permite que tratemos o presente, mas acima de tudo que possamos propor o futuro. E um futuro para Canaã é fazer com que a mineração seja a principal vocação, mas fazer desta vocação uma alternativa que permita com que outras atividades econômicas possam aqui se instalar. A mineração é um bem finito, e nós não podemos esperar que esta riqueza que está no subsolo de Canaã acabe. Precisamos pensar nas gerações futuras”, disse o chefe do Executivo.

O governador destacou a parceria com o município. “Nós firmamos um acordo com a Prefeitura. Nos primeiros 45 km que ligam Canaã dos Carajás ao posto 70 da BR-155, a prefeitura já está iniciando a sua parte, investindo nos primeiros 20 km, e mais quatro pontos que compõem a estrada. O Estado, logo em seguida, continuará para entregar esta primeira etapa. Concluída essa primeira etapa, nós vamos avançar na BR-155 até o limite com o Estado do Tocantins”, assegurou o governador.

Com informações de William Serique (Ag. Pará)

Leia também