Codec participa de reunião do Conselho da Cidadania de Belém

Entrega de protocolo de intenções visa abranger e melhorar instalações do Distrito Industrial de Icoaraci

Com a proposta de ampliar as oportunidades do crescimento econômico no município de Belém, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) participou na tarde da última segunda-feira (13), de uma das reuniões do Conselho da Cidadania promovido pela Prefeitura Municipal de Belém. A reunião tem o objetivo de desenvolver pautas relevantes para a ampliação de ações da capital paraense, e conta com um Conselho de mais de 30 representantes de dirigentes empresariais e de trabalhadores dos mais diversos setores como economistas, professores, bancários, comerciantes, pesquisadores, técnicos, entre outros.

A convite do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o presidente da Codec, Lutfala Bitar, conversou com os conselheiros. Ele abordou a importância de desenvolver o Distrito Industrial de Icoaraci que possui 205 hectares e 53 empresas instaladas. “Icoaraci é uma área que atende as necessidades de várias cadeias produtivas, e o desenvolvimento do Distrito Industrial proporcionará a geração de mais empregos para a região. Por isso, estamos aqui para, juntamente com a Prefeitura de Belém e o seu núcleo de conselheiros, fomentar esta parceria em benefício da população belenense”, esclarece o presidente.

Lutfala explicou também que enviou para o prefeito Edmilson Rodrigues um protocolo de intenções entre a Codec e Prefeitura, para que juntas, as instituições trabalhem na melhoria do Distrito. “Já nos reunimos anteriormente, e hoje entrego este protocolo ao prefeito na presença do Conselho da Cidadania para firmar o nosso compromisso. No documento nos disponibilizamos em elevar a qualidade dentro do distrito, como energia, pavimentação, drenagem, entre outras ações para aumentar o atrativo na área e trazer não apenas grandes empresas, mas também médios e pequenos empresários que precisem dos incentivos que a Codec pode ofertar para o desenvolvimento econômico de Belém”, finaliza.

Para o prefeito Edimilson, a participação da Codec em uma das reuniões do Conselho da Cidadania é uma forma de aproximar as agendas e levar o debate de forma livre sobre temas que levem desenvolvimento, inovação e programas que diminuam as desigualdades em Belém. “Hoje nós elegemos a presidente do Conselho da Cidadania e a participação da Codec nesta etapa marca um interesse de agirmos de forma colaborativa, traçando as melhores estratégias para captação de investimentos e criar novas possibilidades para setores de produção em nossa cidade”, afirma.

Apoio

A Codec atualmente administra quatro Distritos Industriais no Pará nos municípios de Belém, Ananindeua, Barcarena e Marabá e está trabalhando juntamente com o Governo do Estado para levar melhorias às áreas industriais, realizando parcerias com as prefeituras e estreitando laços com as empresas.

Para o diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues, é necessário destacar que a existência da Codec é para cumprir exatamente essa finalidade, de atender as empresas e prestar suporte às implantações no Estado em parceria com os municípios. “Ficamos satisfeitos em participar destas reuniões. O papel da Codec é realizar esse trabalho, é fazer com que as empresas se instalem aqui e verticalizem a sua produção. Essa é a missão que fazemos aqui há mais de 40 anos, priorizando sempre os Distritos Industriais, mas também sempre atuando pelo Pará como um todo”, finalizou.