Codec participa de reunião sobre Distrito Industrial de Santarém

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), representada pelo Diretor de Relações Institucionais, Pádua Rodrigues, e pelo gerente Augusto Cesar Anunciação, participou de uma reunião na sede da Superintendência Regional de Santarém (SR 30) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na última quinta-feira, 23. A agenda, liderada pelo Secretário Regional de Governo da Região Baixo Amazonas, Henderson Pinto, teve por objetivo tratar do status de regularização da área destinada à implantação do Distrito Industrial de Santarém.

O objetivo do encontro foi discutir o mapeamento elaborado pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e apresentar ao Incra, autarquia federal responsável pelo ordenamento fundiário nacional, a situação atual da área destinada ao Distrito.

Sobre o projeto – Com cerca de 230 hectares destinados ao projeto, o Distrito Industrial de Santarém tem previsão de implantação no sul da cidade, entre as rodovias BR-163 e PA-370, a cerca de 11 km do centro urbano local. Ao todo, serão 187 lotes (88 destinados ao setor oleiro cerâmico, além de uma quadra para a pequena indústria).

Os segmentos industriais priorizados no zoneamento, de acordo com as características da região, serão os de minerais não metálicos (setor oleiro cerâmico); agroindústria (cadeias da madeira, palma, soja, milho, cacau); construção civil; pré-moldados de concreto; logística; bioindústria (biocombustíveis, bioeletricidade, bioprodutos); além de, em menor escala, alimentos (abatedouro, frigoríficos, laticínios); bebidas; mobiliário e vestuário.

A reunião de quinta-feira também contou com a presença do superintendente do Incra na região, Raimundo Guilherme Feitosa, do presidente da Associação Comercial de Santarém (Aces), José Roberto Branco Ramos, e demais participantes envolvidos com o tema.

Por Igor Nascimento