Codec realiza capacitação em atração de investimentos com técnicos da prefeitura de Ananindeua

Foto: Divulgação

“Nosso foco aqui, é capacitá-los e estabelecer uma parceria que traga resultados em atração de investimentos para Ananindeua”, informou, nesta quarta-feira (30), o gerente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Augusto Cesar Anunciação, aos servidores de diversas pastas da prefeitura municipal de Ananindeua. Em uma iniciativa da Codec, os técnicos da prefeitura, participaram de uma capacitação que, discute e busca implementar práticas para atrair investimentos aos municípios de todo o Pará.  

Na ocasião, Augusto Cesar, ressaltou aos mais de 20 servidores participantes, a importância de uma parceria com o governo estadual. “A parceria é fundamental e vemos isso em outros municípios do Brasil, que aliam infraestrutura e localização estratégica aos seus planejamentos estratégicos. Alguns dos indicadores, que devem ser considerados na concepção desse planejamento, são o mercado aquecido, a presença e expectativa de crescimento de empreendimentos comerciais, como shopping centers, o aproveitamento da proximidade de portos, como os de Barcarena e Belém, ou seja, esses fatores, vão ser essenciais para o município de Ananindeua, no seu planejamento. Além disso, também deve ser considerada a presença de fornecedores, de competidores, a disponibilidade de áreas e a infraestrutura de transportes”, explicou. 

Estratégia – O gerente destacou ainda, a necessidade da criação de materiais promocionais como folders, sites e vídeos, que possam ser usados no momento em que a Codec ou o próprio município, estiver em contato com o investidor nacional ou estrangeiro. “Desenvolver esses materiais em vários idiomas, como inglês, espanhol e mandarim, é essencial, já que, com essas ferramentas, Ananindeua entra no radar de atração de investimentos internacionais”, destacou.

Portanto, ao final de uma apresentação de boas práticas, atração de negócios, cases de sucesso no país, a Codec apresenta uma proposta de plano de ação, a ser desenvolvido pelo município, o que inclui discussões sobre a criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico e a implementação de uma lei de incentivos fiscais municipal. A continuidade das tratativas será dada a partir do retorno da gestão municipal, quanto às propostas feitas pela Codec durante o evento.   

De acordo com o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ananindeua, Mário Pinheiro, já existem ações, em curso no município, atualmente, para que o mesmo atraia mais negócios. “Quero agradecer a parceria da Codec e dizer que hoje estamos trabalhando a questão da desburocratização, por isso, convocamos toda a administração direta do governo, para participar desse momento, exatamente porque sabemos, que é impossível atrair investimentos sem bons indicadores, sem ter boa saúde, educação, limpeza urbana, entre outros fatores, então estamos articulando para que Ananindeua possa se tornar vitrine de atração de investimentos, claro, temos algumas limitações, mas esses instrumentos que estão sendo passados para a gente, nesse momento, serão fundamentais na união de forças criando assim as condições para atender os investidores”, disse Pinheiro.

Brenda Arruda, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Governo, destacou que as discussões iniciadas hoje, já podem entrar nos debates sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA) da prefeitura de Ananindeua, até 2025, que estão ocorrendo neste momento. “Aqui, representando o secretário Hugo Atayde, convido para a rodada de discussão do PPA que está aberta, e que já pode auxiliar nessa construção. Nós, enquanto secretaria, somos transversais, ouvimos demandas de diversas áreas do governo e estamos juntos nessa construção. Por isso, é super interessante a ideia da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, um grupo que reúna para tratar especificamente, de investimentos para o nosso município”, informou.

Texto: Igor Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.