Codec realiza semana de regularização de áreas industriais

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (Codec) realiza, a partir do dia 17 deste mês, no município de Barcarena, a semana de regularização de áreas industriais incentivadas, ação que visa regularizar administrativamente as áreas adquiridas sem anuência da Codec por empresas que estão instaladas no Distrito Industrial de Barcarena. O evento vai até o dia 19 de agosto, de 8h30 às 17h, no Hotel Equinócios, na Vila dos Cabanos.

A semana de regularização faz parte do mais importante produto criado pela Codec desde a criação da companhia, em janeiro de 2015: o Programa de Competitividade dos Distritos Industriais Paraenses, ação que visa agregar todos os atores que integram os Distritos Industriais e Zonas de Processamento de Exportação.

Esse programa resulta de uma ação conjunta de vários parceiros que acreditam no setor produtivo, na verticalização das riquezas paraenses e na possibilidade de geração de grandes oportunidades de ganhos sociais para o Estado. Está dividido em cinco grandes projetos: Regularização de Áreas Industriais Incentivadas, Revitalização dos Distritos Industriais, Gestão e Governança Local dos DIs, Atração de Novos Negócios e Novas Áreas Econômicas Industrializadas.

Balanço

A Codec também divulgou o balanço do primeiro semestre deste ano, que começou com visitas à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Piauí e à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, que administra mais de 50 Distritos Industriais no Estado, além da ZPE do Ceará, responsável pelo Porto do Pecém e pela movimentação de mais de 700 mil toneladas só em 2015.

Outro avanço comemorado pelo setor no mês de fevereiro foi o acordo que garantiu a implantação do novo polo industrial de Santarém, que já está até com a área específica desapropriada. Além disso, Codec e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) se articulam junto às empresas do segmento de alimentos e bebidas e do grupo de indústrias paraenses Pará Food Export, que visa acessar os mercados nacional e internacional. A Codec também assinou protocolos de intenções com quatro empresas que beneficiam açaí, as quais oficializaram o compromisso de verticalizar a produção.

E no mês de maio, Pará e Portugal firmaram cooperação para impulsionar a economia bilateralmente, fortalecendo as relações de negócios entre os dois mercados. Em viagem ao país europeu, os representantes da Codec apresentaram as potencialidades do Pará a empresários europeus e a comitiva paraense conheceu a tecnologia verde utilizada na produção de energia. O Pará também recebeu Portugal no VIII Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, que reuniu na Fiepa entidades empresariais e representantes do poder público, no intuito de atualizar conhecimentos relativos à economia e mercado de ambos os países.

Foi também na primeira metade deste ano que Codec e PCT Guamá fecharam parceria para atrair empresas que investem em inovação e representantes da companhia visitaram usinas siderúrgicas em Barcarena para estreitar relações e conversar sobre revitalização dos Distritos Industriais, projeto que começa este ano.