Desenvolvimento econômico e ações do Governo são destaque na “Pará Negócios 2022”
Evento é considerado um dos maiores do segmento do Norte do país e chega à 9ª edição com forte participação do Governo do Estado

Estado da Região Norte que mais gera empregos, com 48 mil novos postos de trabalho com carteira assinada registrados somente em outubro de 2022, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), o Estado do Pará vem avançando com uma agenda de estímulo à geração de emprego e renda, a partir da melhoria do ambiente de negócios observada nos últimos anos, graças ao trabalho de atração de investimentos e fomento à economia promovido pelo Governo do Pará.
Para reforçar as bases desse trabalho e ampliar a visibilidade das ações do Executivo, o Governo marcará presença na “Pará Negócios 2022”, uma das maiores feiras do segmento do Norte do país, neste sábado (3) e domingo (4), no Hangar, em Belém. A feira é conta com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), de Administração Penitenciária (Seap) e de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), além da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), e Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá).
Em sua 9ª edição, alguns dos objetivos do evento, promovido pela Associação Comercial do Pará (ACP), são estimular o empreendedorismo, estreitar as relações e gerar oportunidades entre empresários, fornecedores e consumidores finais, agregando empresas e profissionais.
Indústria e atração de negócios – Para divulgar suas ações neste cenário de busca constante pela dinamização da economia, por meio da atração e facilitação da implantação de empreendimentos no Estado, a Codec irá promover, no dia 3, a partir das 17h, a palestra “Perspectivas de Desenvolvimento Econômico no Estado do Pará”, em que irá apresentar os principais projetos em curso no âmbito do Executivo Estadual, atualmente, na área industrial, entre eles a implantação dos Distritos Industriais de Castanhal, do Marajó (em Breves), São João de Pirabas e de Santarém, além da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), em Barcarena.
“A Codec tem a missão de desenvolver a economia do Pará e está se empenhando em fazer isso através dos Distritos Industriais, que serão importantes para que tenhamos a verticalização da nossa produção, gerando benefícios para a população, como emprego e renda. Com a efetivação desses projetos, o Governo do Estado, através da Codec, sem dúvida, irá modificar a vida de muitos paraenses”, complementa o presidente da Codec, Lutfala Bitar.
Reinserção social – A Seap fará parte da programação demonstrando a reinserção social de forma geral apresentando todas as possibilidades da reinserção com foco na prospecção de negócios que possam utilizar a mão-de obra dos apenados, gerando renda para os internos que já participam de algum projeto dentro da Secretaria.
Projetos como da Secretaria, como o “Escritório Social” e a Zona Econômica de Produções e Serviços no Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará terão destaque no evento. A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por mulheres custodiadas e referência no empreendedorismo feminino, também estará presente.
Tecnologia e startups – O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá) oferecerá aos participantes um espaço para exposições, mentorias e consultorias de empresas, startups e laboratórios instalados no Parque. Veja a programação:
Dia 3, sábado
9h às 12h – Mentoria de Diagnóstico de Prontidão Inicial – Júlia Souza (PEIEX);
14h às 17h – Mentoria de Diagnóstico de Prontidão Inicial – Monique Takashima (PEIEX);
17h às 19h – Mentoria de Diagnóstico de Prontidão Inicial – Márcia Teixeira (PEIEX);
20h às 21h30 – Mentoria de Controle de Qualidade de produtos amazônicos e degustação – Jesus Nazareno Silva de Souza (CVACBA).
Dia 4, domingo
9h às10h – Mentoria em tributação para abertura de pequenos negócios – Márcia Athayde (Perfil);
9h às 12h – Mentoria tecnologia supercrítica e serviços – Raul Nunes de Carvalho Junior e Cinhtya Elen Pereira do Nascimento (Labtecs/UFPA);
13h às 16h – Mentoria de Diagnóstico de Prontidão Inicial – Rita Ferreira (PEIEX);
17h às 19h30 – Mentoria de Controle de Qualidade de produtos amazônicos e degustação – Ananda LeHalle (CVACBA).

