Governo promove evento sobre políticas de incentivo à exportação

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e o Programa de Qualificação para Exportação, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), promoveu na manhã da última quinta-feira, 11, na sede da Codec, o evento “Apoio ao Investidor”, ação voltada para empresas com foco no mercado exportador que estão instaladas no estado do Pará.

O evento reuniu instituições que gerenciam políticas públicas de vários segmentos, inclusive voltadas para empresas exportadoras, tais como Sedeme, Banpará, Codec, Apex e PCT Guamá. Lucélia Guedes, diretora de Atração e Novos Negócios da Codec, conta que o evento foi pensado para atender o empresariado exportador que não conhece os benefícios que o Estado oferece, hoje, para este segmento.

Áreas industriais com valor subsidiado, os novos distritos que estão sendo lançados, como o de Castanhal e a Zona de Processamento de Exportação de Barcarena, são exemplos de temas que foram tratados durante o evento. “Trouxemos parceiros para falar de algumas ferramentas que podem dinamizar os negócios e foi bastante esclarecedor, pois existem inúmeras dúvidas e muitas vezes os empresários não sabem onde tirar essas dúvidas”, explica a diretora.

Segundo Antônio Abelém, presidente da Fundação Guamá, o evento apresentou oportunidades de investimentos para os empresários paraenses e a possibilidade de incentivos fiscais para os empreendedores. “Além de esclarecer o setor produtivo, o evento aproxima os empresários do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá e da Codec. Ações como essas podem impactar no desenvolvimento empresarial, intensificando a produtividade qualificada; e com isso aumentando o emprego e renda e incentivando as boas práticas, por meio de modelos inovadores e sustentáveis nos mais diversos segmentos”, conclui o gestor.

De acordo com Giselle Amaral, monitora do Programa de Qualificação para a Exportação, o evento foi importante porque reuniu iniciativa pública e privada. Entidades públicas ligadas diretamente ao desenvolvimento econômico do Estado do Pará puderam apresentar seus portfólios de serviços voltados aos interesses das empresas. “Nosso objetivo é que mais empresas possam estar conscientizadas das ações, ferramentas e recursos disponíveis para o acesso a financiamento, incentivos fiscais e linhas de crédito para fomento das exportações”, explica.

Júlio Lobato, representante da empresa Universo Saudável, esteve presente ao evento e avalia positivamente a iniciativa. “Essa parceria foi interessante, pois a partir de encontros como esse a gente começa a interagir mais entre os órgãos do estado, entre os próprios empresários, criando um vínculo maior de conversas, criando uma sinergia maior entre a gente, entre os empresários e suas deficiências e mostrando para os órgãos do estado que a parceria público-privada tende a dar certo”, concluiu Lobato.

Estiveram presentes representantes da Codec, do PCT Guamá, da Sedeme, do Banpará e do Programa de Qualificação para a Exportação. Além dos parceiros, compareceram ao evento representantes das empresas Frucoco, Manioca, Universo Saudável, Daju Artesanal, Flor de Açaí, Amazônia & Sabores, Mundial R. Ltda, Outeiro Pescados, Geladoce, Norte Amazônia, Apuro, Xingu Fruit, Paladar Nobre, Super Express, Dom Cookie, Nayah – Sabores da Amazônia e Mahogany.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.