Na Exposibram 2020, Codec destaca a importância de atrair novos investimentos industriais ao Pará

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) promoveu, por meio do gerente de Atendimento a Novos Negócios, Augusto Cesar Anunciação, na manhã desta quinta-feira (26), a palestra “Oportunidades de negócios no Pará e o papel da Codec no apoio aos investidores”, dentro da programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2020), em Belém.

Realizado pela primeira vez no formato 100% digital, o evento, considerado um dos maiores na América Latina, atrai especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de diversas empresas e entidades governamentais para debater a evolução tecnológica e as práticas corporativas responsáveis do setor mineral, além de funcionar como uma vitrine para projetos e diálogos em torno de parcerias comerciais no setor. 

“Nossa apresentação aqui na Exposibram tem o objetivo de demonstrar quais são as oportunidades de investimento no Pará e como a Codec pode ajudar o investidor a vislumbrar a instalação de novos negócios aqui no Estado”, iniciou Augusto Cesar. Em seguida, ele frisou que o papel da Companhia Estadual é o de estimular a atração, consolidação e ampliação de investimentos produtivos, indicando os melhores caminhos para quem busca fazer negócios no território paraense.

Estande virtual do Pará na Exposibram 2020

“Hoje, a nossa área de atuação é bastante ampla, a começar pelo apoio aos investidores, que vai desde o primeiro contato até o chamado pós-investimento. Para isso, temos interlocução com diversos órgãos da administração direta e indireta e estamos presentes na internet, com o site Invest Pará, por exemplo, o que nos permite atuar constantemente pela competitividade do Pará e promover um ambiente positivo para a efetiva realização de negócios”, detalha.

Distritos Industriais – “Um dos destaques da atuação da Codec é a administração dos Distritos Industriais, instalados em Ananindeua, Icoaraci, Marabá e Barcarena, que são importantes instrumentos de competitividade do Pará. Em relação a Barcarena, por exemplo, o Porto de Vila do Conde, que fica muito próximo, é apontado como a principal alternativa para o escoamento da produção para diversos lugares do mundo, o que, na prática, representa uma alternativa mais estratégica em termos de tempo e economia”, explica.

De acordo com o gerente da Codec, outro importante Distrito Industrial paraense é o de Marabá, que se destaca no setor de mineração e apresenta um grande potencial no setor metal mecânico e siderúrgico e é o principal polo da região sudeste do Estado. 

Investimentos – Sobre os investimentos que devem chegar ao Pará nos próximos anos, Augusto Cesar Anunciação destacou que, apesar da pandemia, a região Norte continuou crescendo, na contramão da crise, e ressaltou que a expectativa de investimentos no setor da mineração no Pará, até 2030, é de R$ 22 bilhões, de acordo com as projeções da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). 

“Atualmente temos mais de 20 cadeias produtivas em desenvolvimento e parceiros econômicos importantes nas exportações como China, Malásia, Japão e Alemanha, e o nosso objetivo é o de exportar ainda mais, com uma gama de produtos de valor agregado cada vez maior e que resulte em mais desenvolvimento para o nosso Estado”, informou.

“Nesse contexto, gostaria de reforçar que o foco da Codec e da Sedeme [Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia] é na agregação de valor dos produtos, na industrialização e em projetos para os setores da mineração e da bioeconomia, e que, por isso, estamos sempre disponíveis para atender a apoiar projetos que venham a somar para o crescimento econômico do Pará”, finalizou. 

Serviço: Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (Exposibram 2020)
De 24 a 26 de novembro de 2020 – Belém/PA (digital)
Inscrições: https://sis.automacaodeeventos.com.br/2020/Exposibram/sis/inscricao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.