Sobre acessibilidade

PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

O Pará tem 144 municípios com diferentes características e vocações, localizados em 12 regiões de integração, que recebem cada vez mais fluxos de investimentos em diversos setores econômicos. Neste cenário, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará busca sinergia com os municípios – ator que recebe os investimentos diretos – na melhoria do ambiente de negócios.

Por isso, a Codec promove o workshop “Interiorização e Capacitação em Atração de Investimentos para os Municípios do Pará” que tem o objetivo de interiorizar ações, definir os pontos focais e capacitar os municípios na prospecção e atração de investimentos. Durante o evento os participantes têm contato com as melhores práticas através de apresentações, exercícios, técnicas e estudos de casos.

Durante o evento, os participantes - grupo formado por representantes das Prefeituras Locais e das Associações Comerciais - têm contato com as melhores práticas, através de apresentações, exercícios, técnicas e estudos de casos. As sessões são ministradas pela equipe técnica responsável pelo atendimento de investidores nacionais e estrangeiros no Estado.

Os municípios que já receberam os workshops e, portanto, estão em processo de estruturação de acordo com as melhores práticas, são os seguintes:

EM 2016:

• Barcarena
  • Ananindeua
  • Marabá

EM 2017:

• Abaetetuba
  • Santa Bárbara
  • Castanhal
  • Belém
  • Breves
  • Canaã dos Carajás
  • Parauapebas
  • Moju

ESTÍMULO DA POLÍTICA PÚBLICA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará realiza nos municípios uma sensibilização voltada para estimular a implantação de políticas públicas de desenvolvimento local e adota uma metodologia estruturada em várias etapas norteadoras de ações direcionadas a desenvolver as potencialidades dos municípios paraenses.

O debate inclui a discussão do conceito e o diagnóstico da pequena indústria; a orientação para elaboração o guia do investidor; o parque da pequena indústria; a orientação para implantação de conselho municipal de desenvolvimento econômico e a constituição do respectivo fundo para captação de projetos.

Desta forma, a Codec desenvolve seus objetivos estratégicos, ao fortalecer relações institucionais, promover articulação, implantar ações do Pará 2030 e estimular a implantação de políticas públicas de desenvolvimento local.