Presidente e o diretor da Codec, Lutfala Bitar e Manoel Ibiapina (ao centro) na Feira Pará Negócios, no Hangar

Pará Negócios estimula o crescimento multisetorial do setor produtivo estadual

Evento, em Belém, reúne a força da economia paraense e tem o apoio institucional do governo do Estado, por meio da Sedeme, Codec e Sectet

Presidente e o diretor da Codec, Lutfala Bitar e Manoel Ibiapina (ao centro) na Feira Pará Negócios, no Hangar
Presidente e o diretor da Codec, Lutfala Bitar e Manoel Ibiapina (ao centro) na Feira Pará Negócios, no Hangar

A Feira Pará Negócios 2022 ocorre neste fim de semana, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. A condução é da Associação Comercial do Pará (ACP), e a abertura contou com empresários, gestores e autoridades públicas paraenses. O governo do Estado apoia o evento, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec)  e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).

Representando o governador Helder Barbalho, o titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior, destacou a força do evento, agora presencial, após dois anos de restrições por causa da pandemia de covid-19.

“A Pará Negócios já é um sucesso e o governo do Pará apoiando os expositores. A expectativa é a de superar todos os públicos, que a sociedade venha e se aproprie da Feira. Ela é multisetorial. Aqui, você encontra desde a mineração, o pequeno produtor, o Sebrae, todos juntos trabalhando”, afirma o titular da Sedeme, José Fernando.

O evento conta com a participação de expositores e organizações de todo o estado, uma vitrine de projetos e negócios. “O apoio do Governo tem sido extremamente importante para o setor produtivo e são parceiros de primeira ordem. A melhor negociação é aquela em que todo mundo ganha. Estamos muito felizes com essa união de forças para mostrar para a sociedade o que fazemos, o que temos e o quanto de emprego e renda geramos”, acrescentou Elizabete Grunvald, presidente da ACP.

Feira Pará Negócios 2022 segue até este domingo no Hangar Centro de Convenções com mostra do setor produtivo

Segundo Elizabete, o retorno é um momento de muita alegria para o setor produtivo do estado e para a Associação Comercial, muito emblemático quanto à retomada da economia. “A Pará Negócios dá visibilidade para empresas de todos os tamanhos e segmentos, nosso público é de empreendedores, de pessoas que pretendem empreender e ao visitar a Feira vislumbram oportunidades e, principalmente, temos uma capacitação técnica muito densa, além de rodadas de negócios e network”, afirma a presidente.

Crescimento industrial

Dentre as qualificações e debates, a Codec apresenta as ações de dinamização da economia na tarde deste sábado com informações sobre atração e implantação de empreendimentos no estado. A palestra “Perspectivas de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará” aponta os principais projetos como a implantação dos Distritos Industriais de Castanhal, Marajó, São João de Pirabas e Santarém, além da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), em Barcarena.

Presidente da Codec, Lutfala Bitar destacou a responsabilidade do governo do Estado no fomento à industrialização da produção extrativista do Pará.

“Por intermédio dos quatro Distritos Industriais instalados e mais quatro, em fase de instalação, pretendemos fazer com que o nosso Estado verticalize a produção em todos os segmentos. Com a ZPE de Barcarena seremos a segunda no país, além do Ceará”, comentou Lutfala Bitar.

Tecnologia

Rodrigo Quites Reis, diretor presidente da Fundação Guamá, OS gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá), enfatizou que a Pará Negócios oportuniza a apresentação à comunidade de negócios de todos os serviços desenvolvidos pelas empresas instaladas no PCT Guamá. “Um evento que possibilita tratar das tecnologias e produtos para as áreas de telecomunicações, alimentos, sustentabilidade que podem chegar no mercado de maneira mais fácil, em um ambiente concentrado”, afirmou. 

Coordenadora do Startup Pará, Maria Trindade

Coordenadora do Programa Startup Pará, Maria Trindade explica que o evento também cria uma agenda técnica com os empreendedores já apoiados nos editais da Sectet. “Temos várias propostas apresentado soluções modelos de negócios e fazendo network, que estão em processo de aceleração. Oferecemos iniciativas com a participação em eventos e rodadas de negócios e apoio financeiro”, pontua Maria. 

Entre os expositores do evento, Khelson Farias, gerente de projetos  da Ludus Studio, de Belém, elogia a Pará Negócios. “Trabalhamos com tecnologias interativas, como games de realidade virtual e aumentada. Estamos divulgando um produto em elaboração que valoriza a cultura local, que deve ser lançado no ano que vem, o jogo Caipora. Além disso, oferecemos serviços que podem ser utilizados por empresas e organizações. Até o momento está sendo muito produtivo, é muito possível que fechemos negócios”, comentou Khelson. 

SERVIÇO

Feira Pará Negócios – 3 e 4 de dezembro

Hangar Centro de Convenções da Amazônia, na avenida Dr. Freitas, em Belém.

Texto: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.