Projetos inovadores atraem atenção na 6ª Pará Negócios

O sábado (2), penúltimo dia de programação da 6ª Feira Pará Negócios, foi de corredores lotados no pavilhão de exposições do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Muita gente que ainda não tinha conseguido conferir as novidades desta edição do evento aproveitou para buscar informações sobre produtos, iniciativas e parcerias junto aos mais de 200 expositores. No estande do Governo do Pará, além da mostra de experiências voltadas a pequenos e médios empreendedores, o público em geral também pode buscar opções de presentes para as festas de fim de ano.

Uma das novidades levada ao público da feira é o trabalho desenvolvido pelo Fab Lab Belém, espaço que funciona no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e que desenvolve recursos que possibilitam a fabricação dos mais diversos itens por meio de um processo totalmente digital, com foco no empreendedorismo.

O laboratório de fabricação digital é um espaço colaborativo onde as pessoas podem elaborar suas ideias e transformá-las em produtos utilizando processos de ponta, como impressão 3D, corte laser e fressagem. “O nosso espaço é aberto ao público. As pessoas podem nos visitar, expor seus projetos e usar nossas ferramentas para executá-los. Recentemente, nós recebemos o pedido de um estudante de Administração que precisava apresentar uma proposta de negócio. Em duas semanas nós conseguimos transformar a ideia dele e criar um protótipo de case para celular, que era bem funcional. Com isso, ele ainda conquistou o terceiro lugar em uma feira universitária”, explicou Giovani Lisboa, diretor financeiro do Fab Lab Belém.

Instalado à Sala 15 do terceiro andar do PCT Guamá, na avenida Perimetral, em Belém, o laboratório está aberto à visitação todas as quartas-feiras. Os interessados podem conhecer o espaço, ver como as máquinas funcionam e participar do trabalho de soluções tecnológicas para as realidades locais.

No estande do governo do Estado também estão expostas as ações da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Ainda durante a 6ª Pará Negócios foram lançados dois produtos de grande relevância para o desenvolvimento econômico do Estado: o site InvestPará, pela Codec, e o Desafio Inovatur, pela Setur em parceria com Sectet, PCT Guamá e Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec).

No estande do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), que reúne os órgãos que integram o Plano Estadual de Ações Integradas à Pessoa com Deficiência (Existir), estão presentes os parceiros no trabalho voltado a esse e outros segmentos, como a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOE), Fundação Cultural do Pará (FCP), Fundação de Atendimento Socioedutivo do Pará (Fasepa) e Fábrica Esperança.

Quem passa pelo local pode conferir, por exemplo, os desenhos que Tiago Quaresma, de apenas 12 anos, produz no tempo livre. Aluno da Escola Estadual Almirante Renato Guillobel, ele também é atendido pelo Núcleo de Altas Habilidades da Coordenadoria de Educação Especial (Coees) da Secretaria de Educação. “Eu sempre gostei de desenhar. Meus personagens são inspirados em pedras preciosas, como o zircônio e a olivina”, contou o garoto, que começou rabiscando as paredes de casa, mas diz que mesmo a mãe nunca o repreendeu. “Ao contrário, ela sempre me apoiou, pois ela sabe que isso é o que amo fazer. Meu sonho é ser cartunista”, revelou.

Durante a Feira, o visitante ainda pode acessar alguns serviços da Junta Comercial do Pará (Jucepa), como abertura, alteração e baixa de empresas. Uma das novidades trazidas pelo órgão é o Sistema Integrador Pará, agregado ao site da Jucepa, que como o nome já diz, permite a integração dos órgãos de registro e legalização no sistema, possibilitando que o empresário dê entrada e acompanhe a maioria das etapas do processo pela internet, reduzindo tempo e despesas.

A 6ª Feira Pará Negócios encerra neste domingo (3), às 22h. Mais informações sobre a programação no site www.paranegocios.com.br

(Fonte: Ascom NAC/Érika Torres)