Relações comerciais entre Pará e Portugal pautam encontro na Fiepa

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), ao lado de outras instituições públicas e privadas, participou do VIII Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, que reuniu entidades empresariais e representantes do poder público no intuito de atualizar conhecimentos relativos à economia e mercado de ambos os países, fomentando possibilidades de negócios entre os setores produtivos de Brasil e Portugal.

Por conta do centenário da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil em Belém, celebrado em 2015, o encontro ocorreu na capital do Pará, no auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).

O presidente da Codec, Olavo das Neves, participou da mesa redonda “Cenários de Desenvolvimento no Âmbito da Comunidade Lusófona”, com a presença do presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Nuno Rebelo de Souza, e do Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles.

O titular da Codec apresentou as oportunidades de negócios no Pará, após a exibição do vídeo “Pará, um mundo de oportunidades” (que pode ser visto aqui) e concluiu: “A Codec surgiu para criar um ambiente propício à instalação de novos negócios e geração de emprego. É nesse sentido que a Codec se apresenta, sendo uma instituição transversal e apoiando diversas secretarias da área de produção, para que o investidor se sinta abraçado dentro do Pará”.

Nuno Rebelo de Souza disse que companhias ou agências de desenvolvimento econômico são uma realidade fora do Brasil. “Quero em primeiro lugar parabenizar o Governo do Estado por apostar na iniciativa de montar uma instituição como a Codec, que já é uma realidade em outros Estados e dá frutos muito rápido. Hoje, se você não tiver ninguém a promover o investimento, sobretudo externo, acaba passando despercebido, então é necessário haver uma entidade como essa, com uma agenda forte no exterior, para mostrar as oportunidades de negócios no Pará”, afirmou.

Segundo o embaixador Francisco Ribeiro Telles, instituições com a natureza da Companhia de Desenvolvimento Econômico são a ponte necessária para o futuro. “A Codec é uma instituição muito importante. Tendo em vista o potencial do Pará, a companhia pode assumir um papel muito relevante, procurando intercâmbio com outros países e outras agências congêneres, em Portugal e outros países, para fomentar o desenvolvimento econômico da região”, assinalou.