São Félix do Xingu recebe capacitação sobre técnicas em atração de investimentos

Nesta quarta-feira (7), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) promoveu um novo evento de capacitação em atração de investimentos. De forma virtual, servidores da prefeitura municipal de São Félix do Xingu, na Região do Araguaia, foram orientados a partir de técnicas para a prospecção de negócios, com o propósito de preparar o município para os investimentos oferecendo um atendimento especializado a quem procura a localidade para empreender.

O gerente de Atendimento a Novos Negócios da Codec, Augusto Cesar Anunciação, destacou a relevância do município para a economia estadual e a importância das ações de fomento ao setor produtivo. “O município de São Félix do Xingu é um polo de desenvolvimento na região, em razão da sua produção, com destaque para o setor agropecuário, por exemplo, então vemos aqui essa possibilidade de fomento aos negócios na região e de estímulo ao desenvolvimento econômico e impulsionamento da economia local”, explicou.

Entre as providências elencadas como prioritárias para o município, foram destacadas a importância das ações de desburocratização, visando a simplificação do processo de instalação de empresas, assim como a necessidade do estabelecimento de parcerias para o fortalecimento dos micro e pequenos negócios, com foco em suas ampliações para a geração de emprego e renda. Além disso, condições de infraestrutura de transportes, logística, presença de fornecedores, disponibilidade de áreas para investimentos e o custo de mão-de-obra local também foram discutidos com os representantes da gestão municipal.

De acordo Luis Matos, servidor da prefeitura, o foco hoje do município se concentra no turismo, mas o objetivo é também trabalhar outras áreas do desenvolvimento, de acordo com as vocações regionais. “É importante discutirmos isso porque, hoje, nós focamos muito no turismo, mas o nosso objetivo é desenvolver cada vez mais ações para o desenvolvimento da nossa produção. Ainda temos potencialidades pouco exploradas e que têm muito potencial como soja, milho e também o cacau – que envolve a importância da sustentabilidade -, mas a partir de agora vamos trabalhar para cumprir essa meta inicial, de elaboração de um plano de ação nesse sentido, considerando as nossas principais vocações”, afirmou.

A partir de agora, caberá à prefeitura promover um alinhamento interno que amplie o alcance das informações apresentadas para a elaboração de uma proposta de plano de atração de investimentos, considerando setores prioritários e de maior destaque a ser discutido com a equipe de investimentos da Codec.