Seminário Novos Gestores debate estratégias para o desenvolvimento sustentável do Pará

Secretário da Sedeme e diretor da Codec explicam os fundamentos das políticas do governo para garantir inclusão socioprodutiva, emprego e renda à população

Seguindo a programação do Seminário Novos Gestores 2024, na tarde desta sexta-feira (11), o painel “Desenvolvimento Econômico e Sustentável dos Municípios do Estado do Pará” apresentou aos prefeitos eleitos e reeleitos as principais ações e projetos promovidos pelo Governo do Estado e demais entidades consideradas fundamentais para o crescimento dos municípios do Pará. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Carlos Ledo, foi o expositor da programação no Boulevard das Feiras, na Estação das Docas, em Belém.

Titular da Sedeme, Carlos Ledo disse que o governo está disponível para discutir desenvolvimento econômico com todos os municípios

O secretário titular da Sedeme, Carlos Ledo, ressaltou que as ações do governo estadual estão voltadas à redução da pobreza e da desigualdade regional e social, por meio do desenvolvimento sustentável, que demanda uma atuação diferenciada do Estado, em parceria com o setor produtivo e gestores municipais.

As ações de fomento à economia foram apresentadas no painel “Desenvolvimento Econômico e Sustentável dos Municípios do Pará”.
Foto: Ricardo Amanajás / Ag. Pará

Ele explicou a missão institucional da secretaria de formular e executar a política de incremento econômico do Estado, com sustentabilidade. “Ressalto que nos últimos dois anos, o governo vem desenvolvendo o âmbito socioeconômico do Pará, a partir da inclusão socioprodutiva e da multiplicação das oportunidades de renda e emprego no Estado. Inclusive neste ano foram gerados cerca de 32 mil novos postos de trabalho”, enfatiza.

O titular da Sedeme também ressaltou que, entre as metas da secretaria estadual, estão o incentivo às empresas de mineração, pequenas e médias, além da verticalização da produção de ferro, bauxita e ouro no Pará.

Representando o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), o diretor de Estratégia e Relações Institucionais do órgão, Pádua Rodrigues, enfatizou o papel e a disponibilidade da Codec em ajudar os municípios em ações em prol do desenvolvimento econômico.

Pádua Rodrigues representou o presidente da Codec, Lutfala Bitar. Foto: Igor Nascimento/ASCOM CODEC

“Estamos aqui disponíveis para discutir desenvolvimento econômico com todos os municípios do Pará e, quando falamos em desenvolver a economia, estamos falando de todos os segmentos econômicos e de todas as regiões do território paraense”, ressaltou.

Mapeamento – Pádua Rodrigues destacou que a Companhia atua há mais de 40 anos no Estado e é responsável por promover a imagem do Pará em outros Estados e no exterior, por meio de ações estratégicas.

Foto: Igor Nascimento/ASCOM CODEC

“Nós temos hoje um mapeamento do que os municípios do Pará têm de melhor para atrair novos investimentos, os chamados Guias do Investidor, disponíveis no portal Invest Pará, e por isso queremos aqui reforçar a importância de ações como essa e nos apresentar como o canal ideal para ações de desenvolvimento junto aos municípios, estando sempre de portas abertas para receber prefeitas e prefeitos a qualquer momento”, concluiu.

Promovido pelo Governo do Pará e pela Federação da Associação de Municípios do Pará,  o evento também contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – Sedap, Hugo Suenaga; do secretário de Turismo do Estado do Pará – Setur, André Dias; do presidente do Banpará, Braselino Assunção; da presidente da Junta Comercial do Pará, Cilene Sabino; do diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará – Codec, Pádua Rodrigues; da prefeita eleita de Nova Ipixuna do Pará,  Graça Medeiros, que representou a presidência da Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins – AMAT Carajás; e do superintendente da Caixa Econômica  Federal em Belém, João Klautau.

Por Fabiana Otero (SEDEME)