Codec assina protocolo para elevar o crescimento do setor produtivo em Rondon do Pará

Protocolo de Intenções nº 003/2021 firmou o compromisso entre a Companhia e o município

Foto: Divulgação

Para fomentar a economia do setor produtivo na região de Carajás, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), juntamente com a Prefeitura Municipal de Rondon do Pará, assinou na manhã de ontem (15), o protocolo de intenções para implantação do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Local. O documento tem o objetivo de formalizar o interesse e o compromisso para facilitar o levantamento de dados e informações socioeconômicas do município.

A reunião de assinatura do Protocolo de Intenções Nº 003/2021 contou com a presença do presidente da Codec, Lutfala Bitar, da prefeita de Rondon do Pará, Adriana de Oliveira e do assessor da Casa Civil do Estado do Pará, Edilson Oliveira. A integração entre as partes é importante para elaborar estratégias de melhorias nas ações de capacitação do setor produtivo no município e região de Carajás.

O presidente da Codec, Lutfala Bitar, esclareceu qual o papel da companhia no Protocolo de Intenções, assumindo a missão de orientar o município a efetuar o levantamento de dados e informações socioeconômicas da região, facilitando e apresentando proposições de convênios, acordos e/ou termos de cooperação técnica, garantindo a boa execução dos objetivos estabelecidos no protocolo. “Hoje estamos firmando este compromisso com Rondon do Pará, assinando um Protocolo de grande importância e sinalizando que a nossa companhia está aberta e pronta para atuar de forma efetiva nas ações de desenvolvimento deste município”, afirma o presidente. 

Foto: Divulgação

Para a prefeita Adriana Oliveira, o município de Rondon do Pará está em fase de alto crescimento como a entrada de grandes redes varejistas e bancos, e que a região tem boas áreas para investimentos nos mais diversos setores, além de possuir mão de obra qualificada para diversos tipos de atividades.

“Estamos felizes de estar aqui neste momento dialogando sobre desenvolvimento econômico, acreditamos que o desenvolvimento sustentável é fundamental em nossa região, por isso trabalhamos com foco no reflorestamento. Incentivamos também o cultivo da soja, que está chegando em grande escala, e temos uma pecuária muito forte”, conta a prefeita, que anuncia grandes investimentos que vão ser implantados no município. “Nós temos o projeto Alumina Rondon, pois um grande platô de bauxita da América Latina está localizado em território rondonense. O estudo está bem avançado, com o primeiro objetivo sendo a verticalização”, afirma.

O Plano de Trabalho que será desenvolvido para a execução do Protocolo de Intenções conta com diversas ações como a Reunião de Apresentação e Planejamento que vai ocorrer após 7 (sete dias) a assinatura do protocolo. Também será elaborado o Seminário de Desenvolvimento Local e o Diagnóstico Socioeconômico do Município. Um Manual de Políticas Públicas será desenvolvido pela Codec para auxiliar o poder executivo e legislativo do município, além da criação de um Guia do Investidor que vai detalhar as melhores oportunidades econômicas na região.

Foto: Divulgação

Ao final da assinatura do Protocolo, a prefeita agradeceu pela parceria com a Codec e falou da importância dos convênios para a geração de emprego e renda na região. “Essa instituição que é muito renomada, faz um grande trabalho de pesquisa, conhecendo a realidade do nosso município e pensando no desenvolvimento econômico da nossa região. A gente tem certeza de que isso irá gerar bons frutos”, finaliza a prefeita.

Reuniões – Uma reunião virtual entre a Codec e a prefeitura de Rondon do Pará ocorreu no dia 08 de julho e, na ocasião, foram discutidas estratégias para firmar a parceria entre as partes com o objetivo de fortalecer o setor produtivo do município. Leia mais clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.