Codec discute desenvolvimento econômico local e regional em Itaituba

O Governo do Estado do Pará, por meio de sua Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec), promoveu, na última sexta-feira, 30, evento de apresentação do Programa “Pará 2030” em curso, um diagnóstico do município de Itaituba. Tal documento visa integrar um plano de ação que contemple a possibilidade de desenvolvimento socioeconômico na região, com maior controle social.

A reunião foi realizada no auditório do Hotel Apiacás, onde os presentes tiveram a oportunidade de levantar diversos assuntos importantes para o município, especialmente buscando a construção de uma visão de futuro que contemple metas e objetivos claros, com especial foco em ações que possam trazer geração de emprego e renda para a região.

Ao final de sua apresentação, Olavo das Neves, Presidente da Companhia, sugeriu a implantação imediata de um grupo de trabalho composto por membros ligados à área de desenvolvimento econômico da prefeitura de Itaituba, representantes do setor produtivo local e Codec. O grupo terá como firme propósito buscar o desenvolvimento por meio de um robusto plano de desenvolvimento socioeconômico e ambiental para o município de Itaituba, a exemplo de outros municípios que estão adotando igual prática e galgando êxito.

De acordo com o Presidente da Companhia, Olavo das Neves, o plano é composto das seguintes etapas:

Indicação de “pontos focais” pela Prefeitura e pelo setor produtivo, para discussão sobre o desenvolvimento socioeconômico junto `Codec;

Assinatura de um termo de cooperação entre Prefeitura e Codec, com vistas a desenvolver o plano;

Seminário de Desenvolvimento Econômico Local com enfoque regional, ministrado pela Codec;

Construção do Plano de Atração de Investimentos do município de Itaituba;

Estudo de viabilidade de Implantação de um Distrito Industrial em Itaituba, além da instalação de um Parque da Pequena Indústria.

Plano de capacitação e apoio ao município na implantação das políticas públicas municipais de desenvolvimento socioeconômico.

Participaram do encontro o Prefeito de Itaituba, Walmir Climaco, vereadores da Câmara Municipal, deputado estadual Hilton Aguiar, presidente do Fórum de Entidades de Santarém, Francisca Dias e membros, Segurança Publica de Itaituba, através da Polícia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros, representantes de municípios de Novo Progresso, empresários de diversos segmentos e estudantes.