Codec e PCT Guamá discutem parceria com empresa do ramo tecnológico

Representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e da TopComm, empresa do ramo de engenharia e desenvolvimento de sistemas e produtos, conheceram na última terça-feira (7) as instalações administrativas e laboratórios da nova sede do PCT Guamá, o Espaço Inovação. Na ocasião foram discutidas a articulação e atração de novos investimentos para o Estado.

Antes da visita houve reunião entre o representante da Topcomm, Seido Nakanishi, o diretor do PCT Guamá, Antônio Abelém, a diretora e gerente de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Lucélia Guedes e Lorena Aguiar, respectivamente, o presidente da companhia, Olavo das Neves, e titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Mello. A visita do empresário é fruto da parceria entre a Codec e o PCT Guamá voltada à captação de empreendimentos para o parque tecnológico.

Alex Fiúza de Mello disse que o PCT Guamá é uma ferramenta de incentivo à cultura da inovação. “Na região ainda observamos que poucos pesquisadores têm a cultura de trabalhar com empresas, e muitas empresas instaladas no mercado não buscam a inovação em seus processos ou produtos. O PCT Guamá surge para aproximar a academia do mercado, oferecendo condições vantajosas para as iniciativas que se instalam aqui”, explicou.

Em seguida, o grupo se reuniu com representantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software. “Espero que dessa reunião resulte alguma aproximação com o governo, pois é um segmento que está dentro da nossa proposta como empresa. Como a nossa ideia é trabalhar com educação, e existem desafios no sistema público educacional, é uma oportunidade de se aproximar de quem realmente decide sobre o que adquirir. Acredito que a Codec pode ajudar nessa aproximação”, afirmou Walter Jr., da empresa Inteceleri Soluções.

O diretor executivo da TopComm, Seido Nakanishi, disse que “é absolutamente fundamental essa parceria entre Codec e PCT Guamá, pois o parque tem uma densidade de pesquisa, o lado acadêmico muito forte, a infraestrutura, mas por outro lado carece de conhecimento empresarial e cadeia produtiva, e a Codec, pela localização estratégica no Estado, como órgão transversal capaz de trafegar junto à diversas secretarias, facilita a implantação de novos investimentos”.

Olavo das Neves completou: “o trabalho do PCT Guamá com a Codec, bem como com a Sectet, tem evoluído bastante no sentido da companhia promover encontros estratégicos, um maior conhecimento e maior discussão de oportunidade de forma que possamos trabalhar essas oportunidades para melhorar o ambiente de negócios e fomentar novos investimentos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.