Codec e prefeitura de Benevides discutem estratégias para atração de investimentos

O mapeamento das condições de infraestrutura e a capacitação da equipe municipal foram pauta do workshop virtual com foco em novos negócios

Em continuidade às ações do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Estadual, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) promoveu um novo encontro virtual com representantes da prefeitura de Benevides, na manhã desta terça-feira (20). O workshop de Atração de Investimentos objetivou a apresentação de propostas para a economia do município por meio de estratégias voltadas para novos negócios.

O evento contou com as presenças do secretário de Planejamento de Benevides, Welton Neves, liderando um grupo de técnicos da prefeitura; do diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina; acompanhado da assessora técnica, Lorena Aguiar; e do gerente de Relações Institucionais, Evandro Diniz.

Dividida em etapas, a iniciativa é trabalhada em conjunto com diversas prefeituras para a realização de atividades como o mapeamento das condições de infraestrutura; capacitação da equipe municipal; estudo para a ampliação da oferta de áreas econômicas incentivadas; e elaboração de políticas públicas voltadas para novos negócios.

“Precisamos ressaltar as oportunidades econômicas em Benevides, como na agroindústria e no fornecimento de bens, por exemplo, e trabalhar com parcerias com entidades ligadas ao setor produtivo, considerando a força do ambiente de negócios local. Para isso, algumas de nossas propostas envolvem a avaliação para a implantação do Parque da Pequena Indústria, assim como a preparação do Guia do Investidor e o apoio na elaboração da lei de incentivos”, destacou o gerente Evandro Diniz.

Diniz foi o responsável por conduzir uma apresentação geral da Codec, ressaltando seu papel na gestão dos Distritos Industriais e, em seguida, a exposição dos dados econômicos de Benevides e as propostas de ações adaptadas às vocações econômicas locais.

Prioridades

“Para nós, é muito importante contar com essa parceria, com a experiência da Codec, para que tenhamos êxito nas nossas metas. Nas ações de atração de investimentos, uma de nossas prioridades é a revisão do Plano Diretor do Município, por exemplo, que está defasado, portanto precisamos atualizá-lo para que possamos melhorar a nossa atratividade para a instalação das empresas. Essa é uma ação que podemos também trabalhar juntos, além de trabalharmos na concepção da lei de incentivos, que é algo concreto que já era uma preocupação nossa, inclusive”, afirmou o secretário municipal de Planejamento, Welton Neves.

De acordo com o diretor da Codec, Manoel Ibiapina, uma das prioridades é a realização de um diagnóstico para a viabilidade das áreas disponíveis para investimentos em Benevides. “Um dos nossos principais objetivos é o aumento da disponibilidade de áreas incentivadas, contribuindo para que empresas possam chegar e gerar mais empregos e desenvolvimento”, frisou o diretor da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec).