Codec leva capacitação em atração de investimentos a Paragominas

A Diretoria de Novos Negócios da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) esteve, na última terça-feira, 31, no município de Paragominas, no nordeste do Estado, para promover mais um workshop de Atração de Investimentos. A ação, que já foi realizada em 12 municípios, tem como objetivo orientar os gestores municipais e o setor produtivo sobre a importância da atração de investimentos, a fim de otimizar o atendimento a investidores interessados em empreender nos municípios. A equipe da Codec também direcionou os participantes na busca de dados oficiais dos seus municípios em plataformas digitais.

“O workshop tem o objetivo de compartilhar com as prefeituras todo o conhecimento técnico, para potencializar a atração de novos negócios nos municípios e apoiar os investimentos já existentes”, afirmou a diretora de Atração de Novos Negócios da Codec, Lucélia Guedes, explicando que um dos objetivos é a capacitação dos servidores das Secretarias de Desenvolvimento Econômico para recepcionar possíveis investidores.

Antônio Maria, Secretário de Planejamento de Paragominas, acrescenta que desde 2015 a Prefeitura de Paragominas assinou um convênio com a Junta Comercial (Jucepa), o que possibilitou a adesão ao Integrador Pará, um sistema que moderniza, desburocratiza e simplifica os processos de abertura, alteração, fechamento e legalização de empresas no Estado. “Isso facilita muito a vida do empreendedor porque ele consegue legalizar uma empresa em quatro dias, o que poupa tempo e recursos financeiros”, explica o gestor.

Já Augusto César, gerente de novos negócios da Codec, conta que o objetivo do workshop é gerar um público qualificado dentro das Prefeituras para tratar de atração de investimentos e conta: “após esse workshop, nossa expectativa é que Paragominas tenha excelentes resultados  na geração de emprego e renda nos próximos anos. Dentro do Planejamento do Pará 2030, o município tem um papel muito importante na possibilidade de atração de grandes indústrias”.

Por Helena Saria – Ascom/Codec