Codec leva seminário econômico para Rondon do Pará

Comunidade acadêmica e empresas do agronegócio do município acompanharam a programação

Debater ideias para elevar a qualidade do desenvolvimento econômico dos municípios paraenses é um dos principais objetivos da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), que esteve nesta semana em Rondon do Pará, região sudeste do Pará, e que juntamente com a prefeitura municipal abriu o I Seminário de Desenvolvimento Econômico em Rondon do Pará.

A programação contou com 35 participantes entre professores e alunos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), representantes de empresas de agronegócio da região, além de vereadores e secretários do município. O objetivo do seminário é elevar o diálogo sobre o desenvolvimento econômico de Rondon do Pará, analisando potenciais cadeias produtivas da região para atrair novos investidores ao município.

Para o gerente de Relações Institucionais da Codec, Evandro Diniz, a captação de investimentos inicia com treinamentos dentro do município, conhecendo e compreendendo o fluxo produtivo da região.

“A Codec e a Prefeitura de Rondon do Pará firmaram compromisso em 2021 quando foi assinado o protocolo de intenções para trazer desenvolvimento ao município. E agora estamos capacitando órgãos, empresas e comunidade acadêmica local para que, de forma colaborativa, as estratégias de desenvolvimento e atração de investidores ocorra”, explica Evandro.

Protocolo de Intenções

Após assinatura do Protocolo de Intenções entre Codec e Prefeitura Municipal de Rondon do Pará, em julho de 2021, o presidente da Companhia, Lutfala Bitar, firmou compromisso em potencializar as oportunidades de negócios no município.

“Estamos conhecendo todas as possibilidades econômicas e geográficas da região para em breve lançar o Guia do Investidor de Rondon do Pará, uma ferramenta que possibilita apresentar ao mundo cada característica do município que possibilite a verticalização do desenvolvimento da região. E para isso, precisamos que cada órgão se comprometa com isso, fazendo o dever de casa e trabalhando de forma colaborativa, assumindo, dessa forma, as diretrizes propostas pelo governador Helder Barbalho”, afirma o presidente.

Para a prefeita Adriana Oliveira, o município de Rondon do Pará está em fase de alto crescimento como a entrada de grandes redes varejistas e bancos, e que a região tem boas áreas para investimentos nos mais diversos setores, além de possuir mão de obra qualificada para diversos tipos de atividades.

“Estamos felizes de estar aqui neste momento dialogando sobre desenvolvimento econômico, acreditamos que o desenvolvimento sustentável é fundamental em nossa região” revela a prefeita.

Visitas

Após o seminário, representantes da Codec juntamente com a prefeita, Adriana Oliveira, visitaram grandes empresas que estão se instalando na região. Nas visitas o gerente Evandro Diniz teve a oportunidade de dialogar com os empresários com o objetivo de compreender mais sobre as necessidades do município, para assim entregar estratégias mais eficazes para o crescimento econômico da região.