Codec participa de Seminário sobre demandas das cadeias produtivas

 

Codec participa de Seminário sobre demandas das cadeias produtivas

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Prefeitura deVitória do Xingu realizaram, no município, nesta terça-feira (20), o seminário “Educação Profissional e Demandas Tecnológicas para as Cadeias Produtivas Estratégicas de Vitória do Xingu” com o objetivo de captar as demandas dos atores locais envolvidos nas cadeias produtivas estratégicas do açaí, cacau e pesca.

Dentro da programação do evento, o prefeito do município, José Caetano de Oliveira, explanou sobre o cenário econômico, produção, potencialidades agrícolas e outras culturas agrícolas de Vitória doXingu. Em seguida a secretária adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez, apresentou o Programa Inova Pará, que incentiva a criação e o fortalecimento de ambientes de inovação nas regiões de integração do Estado, enquanto espaços destinados a dar suporte a cadeias produtivas consideradas estratégicas.

Na sequência, o diretor de educação profissional e tecnológica do órgão, Luís Blasques, destacou o Programa Pará Profissional, que tem a finalidade de ampliar a oferta de cursos de qualificação profissional, considerando as demandas sociais existentes, as vocações produtivas regionais e as necessidades de se criar maiores oportunidades de emprego e renda para os paraenses. Por fim, foram explicitados os principais desafios, necessidades, potencialidades e demandas das cadeias produtivas em questão.

Para a secretária adjunta, o evento teve resultados bastante positivos. “Além da apresentação dos programas da Sectet aos principais setores produtivos do município, a Secretaria e a prefeitura puderam ouvir e debater com lideranças locais os principais gargalos de ciência, tecnologia e de educação profissional, e as melhores possibilidades para que a Sectet, em parceria com a prefeitura, formalizada por meio de convênio de cooperação técnica, ajude a solucionar estes gargalos fazendo uso dos programas Inova Pará e Pará Profissional”, concluiu.

Segundo o gerente de Desenvolvimento e Estudos Econômicos da Codec, Marcelo Lopes, o evento foi muito significativo especialmente por possibilitar que diversos representantes locais falassem sobre as dificuldades que o setor produtivo enfrenta hoje, possibilitando o melhor entendimento sobre as demandas locais e os gargalos produtivos de cada setor. “Estamos prontos para elaborar um projeto de Distrito Industrial para Vitória do Xingu, que envolve o Programa de Desenvolvimento Regional e Sustentável do Xingu (PDRSX) e deve subsidiar informações sobre cadeias produtivas, limitações e possibilidades na região”, declarou. 

O evento contou com a presença de autoridades municipais, secretários, vereadores e representantes de órgãos ligados ao governo do estado, bem como produtores do município.

(Texto e Fotos: Ascom Codec/Sectet e Prefeitura de Vitória do Xingu)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.