Codec participa do IV Seminário de Desenvolvimento Econômico de Abaetetuba

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado do Estado do Pará (Codec) participou, na tarde desta quinta-feira, 25, do IV Seminário de Desenvolvimento Econômico realizado pela Associação Comercial de Abaetetuba (ACA), município da região do Baixo Tocantins.

Além da Codec, se fizeram presentes representantes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme); de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e de Turismo (Setur), além da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Prefeitura local.

Maria de Jesus Silva, Presidente da ACA, explica que a temática Desenvolvimento Econômico foi escolhida justamente para provocar debate sobre a atual conjuntura. “Um momento em que nós possamos discutir e entender como as coisas estão acontecendo no Estado do Pará e o que vem para cá pro município”. A gestora acredita que Abaetetuba tem uma vocação muito forte para a indústria e o comercio – maior gerador de emprego da cidade – e que se houver um polo industrial, por exemplo, vai atrair ainda mais empresas e negócios para a região.

Segundo o diretor de Estratégia e Relações Institucionais da entidade, Marinoel Manolo, o fato da Codec ser convidada pra participar de um evento como esse, mobilizado pelo setor produtivo e pela sociedade civil organizada, é essencial para quem quer mudar sua realidade local. “Ficamos gratos pela oportunidade da Companhia poder apresentar seus produtos e se colocar à disposição junto ao setor produtivo no eixo do desenvolvimento econômico, que é o seu principal papel. E a soma desses dois universos – poder público e sociedade civil organizada – é uma possibilidade, um caminho muito possível para se pensar bem a questão da qualidade de vida, do desenvolvimento local, que não se faz só por um ator”, conclui o gestor.

A diretora de Novos Negócios da Codec, Lucelia Guedes, lembra que a companhia teve a oportunidade de levar um pouco do papel da nova Codec ao evento. “Recebemos o convite por meio da ACA, que se interessou em saber qual o nosso papel e principalmente de que forma podemos interagir dentro daquilo que nós oferecemos em termos de serviços. Nós levamos todas as informações necessárias de como a Codec funciona, focando na atração de novos negócios e investimento local, além de exemplos de boas práticas”, explicou.