Crescimento econômico é tema de seminário em Moju

O município de Moju, localizado na região nordeste do Estado e distante cerca de 127 km de Belém, foi o destino de uma comitiva de representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) na manhã desta quarta-feira (18) que esteve reunida com servidores da prefeitura municipal, dirigentes da associação comercial e empresários locais para propor debates sobre estratégias de desenvolvimento da economia e capacitar os gestores municipais na atração de  investimentos – ações que têm por objetivo articular a implantação de políticas públicas de fomento à economia e atrair mais emprego e renda para os mojuenses.

Segundo o Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Marinoel Manolo, o objetivo em Moju é criar um plano de atração de investimentos. “Esta é uma das principais intenções do governo do Estado que vê como bases primordiais para esses investimentos o tripé que passa por políticas sociais, desenvolvimento econômico e sustentável”, declarou o diretor.

O gerente de Novos Negócios da Codec, Augusto César Anunciação, detalha que a proposta do governo do Estado é sugerir técnicas que tornem possíveis as implantações de políticas públicas, o aumento da cadeia produtiva e proporcionem mais investimentos locais. “Após o mapeamento do potencial econômico de Moju, estamos sugerindo à prefeitura a adoção de ferramentas para garantir um tratamento ainda mais profissional aos investidores, como a maior articulação entre secretarias municipais no atendimento aos empresários”, explicou.

“Após este evento eu sinto que consigo apresentar Moju para o investidor”, disse Rose Mery Soares, presidente da Associação Comercial de Moju. Ela destaca que o evento, fruto de uma parceria entre governo e município, é apresentado de maneira muito instrutiva. “Além de aprender sobre prospecção de empresas com exercícios e ter a possibilidade de discutir temas sensíveis para nossa economia, aqui nós tivemos acesso a informações importantes sobre o nosso município em um evento que reuniu nossos associados em torno de ações que consideramos estratégicas”, afirmou.

“Aprendemos sobre abordagens e estratégias de atendimento ao investidor interessado em empreender no município. Isso em um momento em que o setor produtivo está se movimentando e demonstrando muito interesse por este tema”, disse Ângela Caripuna, técnica da prefeitura. Segundo ela, a presença da Codec significa o estabelecimento de um novo canal direto entre município e governo do Estado para executar o que antes era sonho: desenvolver a economia local.

Para Lúcia Cristo, secretária municipal, este é um momento muito especial porque significa o primeiro contato do poder público local com práticas importantes para o crescimento econômico. “Quando o governo estadual, por meio da Codec e o secretário de desenvolvimento econômico, Adnan Demachki, vêm até o município e nos possibilitam eventos como este, nós da prefeitura agradecemos e abraçamos essa causa que só deve trazer benefícios para nossa população”, disse.

A secretária se refere à visita de Adnan Demachki, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Pará (Sedeme) que esteve em Moju em Julho deste ano para a apresentação do Programa Pará 2030, com a palestra “Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento foi realizado no auditório da Universidade do Estado do Pará no município, e aberta a políticos, empresários, acadêmicos e à população em geral.

Moju é o 11º primeiro município alcançado pelo Codec no radar de capacitação para atração de investimentos nos municípios paraenses. No planejamento da Companhia, estão previstas as realizações de outros 16 eventos como este em localidades que figuram no planejamento institucional para serem atendidas até o fim de 2018.

*Com colaboração de Tatiara Ferranti – Ascom/Prefeitura de Moju

por Igor Nascimento – Ascom/Codec