Pará irá contar com a instalação de novos Distritos Industriais, fomentando o desenvolvimento econômico

Em 2022, Codec atraiu investimentos e fortaleceu políticas de estímulo à economia paraense

Companhia foi destaque na atração de negócios de setores variados que contribuem com a economia, gerando emprego e renda

Pará irá contar com a instalação de novos Distritos Industriais, fomentando o desenvolvimento econômico
Pará irá contar com a instalação de novos Distritos Industriais, fomentando o desenvolvimento econômico

Atrair e estimular a consolidação de investimentos produtivos para promover o desenvolvimento econômico e sustentável do Pará. Esta é a principal missão da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), que, em 2022, deu continuidade ao trabalho que tem foco no fomento às atividades produtivas no Pará, que contribuem significativamente para a economia.

O presidente da Codec, Lutfala Bitar, sintetizou a atuação da instituição ao longo do ano e destacou seus objetivos. “A Codec trabalhou de forma contínua para atrair investimentos capazes de colaborar com a industrialização do Estado, atuando também na preparação de um ambiente propício à instalação desses empreendimentos. Os novos Distritos Industriais são projetos que têm essa finalidade, pois vão ajudar a tornar o Pará mais atrativo para negócios, e por esta razão contam com o empenho de todo o corpo técnico da Companhia”, explicou. 

“Aqui, o nosso propósito é industrializar o Estado, fazer com que nossas riquezas sejam beneficiadas aqui mesmo e gerem emprego, renda e efetivamente beneficiem os paraenses. Em 2023, seguiremos com este objetivo, vislumbrando o alcance de resultados ainda maiores”, adiantou o presidente.

Este ano, a Companhia avançou em direção à implantação do Distrito Industrial de Castanhal com a conclusão do Projeto Executivo, que é a base para a execução das obras que deverão começar em breve. O DI da Cidade Modelo será o primeiro cluster no Estado do Pará a ser concebido na forma de condomínio de lotes, e será implantado em uma área de mais de 143 hectares, que terá 118 lotes industriais, servidos por 4,35 km de vias, à disposição dos investidores para a implantação de empreendimentos. 

Outro projeto que teve avanço importante foi o do Distrito Industrial do Marajó, em Breves, com a aprovação da Lei Municipal que formaliza a doação da área de 202 hectares à Codec, para a implantação do DI. A empresa mineira Allmazon já manifestou interesse e está em negociação para fazer parte do Distrito, com a implantação de uma indústria de beneficiamento de frutas, com destaque para o açaí.  

Além disso, a Companhia também vem dando prosseguimento aos projetos de implantação dos DIs de São João de Pirabas e Santarém, além da Zona de Processamento de Exportações de Barcarena (ZPE).

Atração de investimentos – A Codec também atraiu mais negócios ao Pará em 2022. Os investimentos, que deverão se consolidar em sua totalidade a longo prazo, são da ordem de R$ 43,7 milhões, e se somam outros R$ 60,7 milhões que estão sendo investidos pela iniciativa privada na expansão de empreendimentos. Os negócios atraídos são de setores variados e já contribuem com a economia, gerando emprego e renda.

 

Estado é destaque na atração de investimentos em feiras do segmento

Como estratégia de apoio ao desenvolvimento dos municípios paraenses, a Companhia também executou ações do “Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Local”, iniciativa que consiste no desenvolvimento de políticas públicas que ajudem a tornar os municípios mais atrativos para investir. 

Parcerias com os municípios de Abaetetuba, Benevides, Breves, Capanema, Capitão Poço, Itaituba, Paragominas, Rondon do Pará e Santarém e Oriximiná, que já haviam sido firmadas no âmbito do Programa, seguem em desenvolvimento, com a previsão de resultarem na realização de seminários, diagnósticos socioeconômicos, manuais de políticas públicas e de produzir, ao final, o Guia do investidor, produto que foi entregue ao município de Benevides este ano. 

O apoio e participação nos eventos Fruit Amazon Business Meeting Brazil Edition, Feira da Indústria do Pará (Fipa), Pará Negócios – em Belém, e na Feira Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – Exposibram 2022, em Belo Horizonte (MG), foram importantes oportunidades para que a Codec pudesse apresentar-se e falar de suas ações. No caso da Exposibram, considerado um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina, a Companhia estabeleceu contato com 18 empresas, dentre as quais, seis com efetivo interesse de se instalarem no Pará. 

As tratativas com essas empresas continuam e, em breve, deverão resultar em novos investimentos no estado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.