Termo de Cooperação garante distrito industrial em Tucuruí

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec) e a Prefeitura de Tucuruí assinaram, na noite dessa quinta-feira (8), um Termo de Cooperação para a instalação de um distrito industrial no município. Adnan Demachki (titular da Sedeme), Olavo das Neves (presidente da Codec) e o prefeito Jones William firmaram o compromisso na sede da Associação Comercial e Industrial (ACIT) de Tucuruí. À tarde, uma comitiva de autoridades estaduais e da região visitou o local onde será instalado o complexo.

Com a assinatura, a Codec agora dará início à implantação do Distrito Industrial. “É importante ressaltar que essa é uma ação da Sedeme que tem o apoio da Codec. A partir do momento em que tivermos a documentação devidamente ajustada, o que deve acontecer em breve, vamos começar o trabalho de preparação da área que será destinada à instalação das empresas”, explicou Olavo das Neves. “Já conseguimos um terreno adequado para a implantação do distrito e agora vamos analisar a questão da estrutura, mas ainda não podemos definir datas para o início das atividades. O importante é que existe a vontade política e também do setor produtivo para a instalação desse empreendimento e isso representa um grande passo”, completou Adnan Demachki.

O Pará possui quatro Distritos Industrias: em Belém (no distrito de Icoaraci), Ananindeua, Barcarena e Marabá. Com área total superior a oito mil hectares, os DIs reúnem mais de 300 empresas instaladas, gerando aproximadamente 20 mil empregos diretos.

O presidente da Codec explica a importância econômica e social desses polos espalhados pelo estado. “Os investidores que analisam o mercado paraense querem áreas desembaraçadas, que não gerem problemas sociais às comunidades. Os Distritos Industriais são áreas estruturadas, inclusive sob o aspecto ambiental, que é muito importante, e isso gera segurança para quem tem interesse em se instalar”, disse. “Tucuruí está vivendo um momento histórico, que é o nascimento de um distrito industrial de 33 hectares totalmente estruturados e mais 100 hectares que serão agregados.Com isso, ganha o setor industrial e ganha a cidade como um todo, pela verticalização da cadeia produtiva e pela geração de emprego e renda decorrentes desta iniciativa”, completou Olavo.

De acordo com o prefeito de Tucuruí, Jones William, o ato de ontem tende a ser um dos mais importantes da história recente do município. “É um sonho que se transforma em realidade para população de Tucuruí e da região. Assumimos esse compromisso de desenvolvimento e em breve teremos grandes empresas para gerar riquezas para o nosso povo”.

Adnan Demachki salientou o papel empreendedor do governo do Estado em um momento tão delicado para a economia do País. “O Brasil passa por uma crise e a geração de empregos é o grande desafio nacional. O Pará é o único estado que não vem registrando índices negativos no setor econômico, mas ainda precisamos melhorar nossos indicadores. A implantação dos distritos industriais é de suma importância e para isso vamos cumprir todos os passos legais, de maneira a garantir que esses empreendimentos entrem em operação o quanto antes.”

Texto: Tylon Maués (Ascom Sedeme)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.