Comitiva do Rio de Janeiro realiza visita aos Distritos Industriais de Ananindeua e Icoaraci

Após encontro, na sede da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec), em Belém, para apresentação do modelo de gestão das áreas incentivadas do Estado do Pará, comitiva com representantes de órgãos e entidades estaduais e municipais do Vale do Paraíba do Rio de Janeiro, participou, nesta quarta-feira (08), de uma visita aos Distritos Industriais de Ananindeua e de Icoaraci. O objetivo da visita foi o de vivenciar as experiências de desenvolvimento econômico do Pará na implementação de distritos industriais, condomínios e zonas especiais de negócio, e como essas experiências podem ser aplicadas em algumas cidades do Rio de Janeiro.
A visita foi programada nas empresas Mizu, do segmento de cimento, localizada no Distrito Industrial de Ananindeua e na Majonav, do ramo de transportes hidroviários e rodoviários, presente no Distrito Industrial de Icoaraci, em Belém.

Paola Tenchini, coordenadora do Sebrae no Médio Paraíba, falou sobre a motivação de realizar uma pesquisa prática em uma companhia de desenvolvimento econômico que tivesse experiência em trabalhos com modelos de área econômica incentivada: “Nossa região dispõe da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul Fluminense, e uma das pautas que discutimos com os municípios é justamente a definição de um política industrial, já que ficamos localizados numa região muito pujante de indústrias, tendo recentemente uma legislação implantada que favorece a atração de empresas nesse setor. Por isso, pesquisamos entidades que já tivessem prática com essas ações e encontramos a Codec, no Pará, que nos apresentou uma excelente gestão de áreas incentivadas”. Ela avaliou como positivo o resultado: “Aprendemos com os desafios, que muitas vezes vocês já passaram. Entender essas diferenças entre distritos e condomínios. Então acho que a missão, permitiu a amplificação desse conhecimento por meio de boas práticas”.

O prefeito da cidade de Pinheiral, Ednardo Barbosa, pontuou como “extremamente importante” a troca de experiências: “Temos colocado em prática esse modelo de gestão para desenvolver nossa cidade. Então, para nós esse momento de troca de conhecimento técnico tem sido muito importante para vermos toda a experiência que já é colocada em prática pelo governo do estado do Pará e que ficamos maravilhados com o modelo de gestão”. O prefeito também refletiu sobre o apoio da Codec nesse processo de obtenção de informações: “Através da CODEC, nós saímos daqui mais fortalecidos. Acho que temos que pensar em uma forma política, fortalecer nossa política regional, mas também nos organizar, estruturar as nossas políticas de desenvolvimento, até para facilitar os negócios, fortalecer os atrativos de novas empresas, eu acho que o que a CODEC faz aqui hoje é um diferencial de investimento e agilidade”.

A empresa– Atuando em uma das áreas do Distrito de Icoaraci, há mais de 20 anos, a empresa Majonav, que gera quase 400 vagas de emprego, foi uma das empresas visitadas e o diretor presidente do grupo, Nelson Aires, destacou a parceria com a Codec e o apoio em receber a comitiva para troca de experiências de gestão. “O apoio que a CODEC tem dado, fortalece ainda mais a nossa empresa e as empresas aqui do estado. Eu acho que a CODEC trazendo outras empresas, outros empresários para a nossa região, isso, com certeza, vai agregar muito ao que nós já fazemos aqui. E a importância desse grupo vir nos visitar, também é com essa visão de levar o que eles viram daqui para lá e poder trazer de lá para cá o que eles fazem também, com isso, engrandecer mais o nosso estado e o nosso país.
