Companhia e prefeitura de Castanhal debatem sobre o desenvolvimento do município
Condomínio Industrial de Castanhal irá gerar 8.400 empregos diretos e indiretos, além de renda que impactará em 10% o PIB do município

Em reunião realizada na última quinta-feira (29), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) deu início à primeira atividade relacionada ao protocolo de intenções assinado pela prefeitura de Castanhal e a Companhia, no dia 20 de fevereiro, com objetivo de definir estratégias para otimizar a ocupação do Distrito Industrial castanhalense, previsto para iniciar a construção ainda neste semestre. O planejamento visa proporcionar maior competitividade às empresas que farão parte do empreendimento e seus elos a montante e a jusante, criando as melhores oportunidades econômicas. Além da Codec, estiveram presentes no encontro, que ocorreu online, representantes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços de Castanhal (Semics) e a Associação Comercial/Conjove Castanhal.

Já em fase de requerimento para alvará de construção para registro da incorporação imobiliária, no cartório de registro de imóveis e pedido de isenção para as taxas municipais, o próximo passo foi discutir a respeito das cadeias industriais prioritárias do município e região, fornecedores de bens e serviços de apoio, logística de distribuição dos bens que serão produzidos, treinamento da mão de obra, acesso à tecnologia e às instituições de ensino e pesquisa para que o futuro agrupamento industrial e seus elos, recebam todo o apoio técnico necessário. Para Ester Pulqueira, Secretária da Semics, debater e planejar a estrutura do projeto é de suma importância para o sucesso do empreendimento: “Este encontro representa um marco importante dessa etapa e para a conclusão do projeto que trará mais desenvolvimento econômico para Castanhal, proporcionando um ambiente de negócios ideal para os investidores e trazendo mais emprego e renda para nossa população do município e toda a região”.
A Codec estima que o Condomínio Industrial de Castanhal deve criar mais de 8 mil empregos, entre diretos e indiretos, resultando na geração de renda e um impacto de 10% no PIB municipal. Esse número se amplia ainda mais ao somar-se o Parque da Pequena Indústria (PPI), que ficará em anexo ao condomínio e será gerido pela prefeitura de Castanhal. A administração municipal projeta que o número total de empregos diretos e indiretos ultrapasse os 10 mil (somados ao Condomínio e PPI).

Para a próxima etapa do projeto, foi definido a elaboração de um seminário sobre desenvolvimento econômico industrial no qual farão parte empreendedores, prefeitura e público interessado. “O seminário, ainda com data a definir, abordará os assuntos relevantes para as futuras etapas de aprimoramento, principalmente, com temas que ajudarão a fazer uma melhor integração do empreendimento aos grupos envolvidos no projeto, como os representantes do setor produtivo, por exemplo. Além disso, vamos apresentar a expertise da Companhia que é dispor de um plano de estratégias, ações como apoio ao município através de instituições ligadas ao setor produtivo, cooperação na atração de investimentos considerando a força do ambiente de negócios e trabalho de avaliação industrial para implantação do Parque de Pequena Indústria”, explicou Evandro Diniz, Gerente de Relações Institucionais da Codec.

Condomínio Industrial de Castanhal – O Condomínio Industrial do município de Castanhal, localizado na Região Nordeste do Estado, é um projeto conduzido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e consiste na estruturação de uma área de 143,04 hectares, previamente destinada ao setor industrial pelo Plano Diretor Urbano do município, para a implantação de empresas do segmento. Com a oferta de vantagens para a implantação, como a comercialização de lotes a preços subsidiados, o objetivo é intensificar a movimentação econômica em toda a Região de Integração do Rio Guamá e proporcionar a geração de mais empregos e renda.
Localizada a 4,5 km da BR-316, a área do Condomínio fica no km 04 da PA 136, a Rodovia Castanhal-Inhangapi. Na primeira fase, serão disponibilizados 113 lotes industriais para comercialização. O projeto contempla, ainda, a estruturação de 3,6 mil km de vias contendo pistas asfaltadas, dois pórticos de entrada, sistema de drenagem, calçadas, ciclovias, faixas de pedestres, canteiros, paisagismo e rede de distribuição de energia elétrica em alta e baixa tensão.
Parque da Pequena Indústria – A implantação e gestão do anexo ficarão sob gestão absoluta da prefeitura de Castanhal e será destinada a micro e pequenos empreendimentos, prestando serviços às indústrias do Condomínio e demais interessados. A área possui um pouco mais de 12 hectares, que será um importante espaço para negócios na região.