Codec firma parceria de intercâmbio com comércio exterior de Taiwan

Cooperação com Pará abre novas oportunidades de comércio e desenvolvimento econômico para o Estado

Encontro aconteceu na sede da FIEPA, em Belém.

Após assinatura de memorando de entendimento entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC), Conselho de Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (TAITRA) e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), foi realizado um encontro de forma presencial, na última quinta-feira (28), no auditório da FIEPA, com a participação de empresas do Estado, para tratar de relações de desenvolvimento econômico em benefício tanto do Pará, com a exportação de produtos que não há com facilidade no país asiático quanto a exportação de seus produtos do segmento tecnológico, especialidade de Taiwan.

Na ocasião, o diretor de Estratégias e Relacionamentos Institucionais da CODEC, Pádua Rodrigues, aproveitou para falar sobre a Zona de Processamento de Exportação de Barcarena, e os convidou para conhecer uma pouco mais sobre o projeto que consiste de área preparada, estruturada, licenciada e alfandegada, dispondo de facilidades administrativas e aduaneiras, regime tributário e cambial especial, voltado para criar um ambiente de negócios favorável à atração de investimentos e negócios destinados à exportação de produtos processados ou serviços de ciência e tecnologia para empresas que desejam desenvolver produtos no próprio Estado e não só extrair matéria-prima.

Pádua Rodrigues menciona o projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena

“Nessa troca de informações, nós queremos vender, apresentar nossa potencialidade e atrair empreendimentos taiwaneses aqui para o Pará, uma vez que a ZPE traz muitos benefícios para as empresas, que se instalarem nessa área, e houve grande interesse”, pontuou o diretor.

A Taitra é uma organização sem fins lucrativos e mantém relações com o estado do Pará, antes mesmo do período pandêmico de Covid-19. Em 2017, foi realizada a assinatura de memorando de entendimento o qual foi firmado parceria entre empresas paraenses e taiwanesas.

Sandra Shih é diretora da Taitra e ressaltou que Taiwan precisa de matérias-primas e recursos naturais, para em contrapartida, poder contribuir com o Brasil em tecnologia para realizar sistemas de automação e aumentar a capacidade produtiva brasileira.

“Empresas taiwanesas sofrem com a falta de canais para a distribuição de seus produtos na américa do sul, mas existe vontade e força do governo brasileiro em disponibilizar ajuda nisso, realizando essa parceria dos dois lados. Acredito que há empresas, de ambas as partes, atrás de mais informações, e que puderam, aqui, fazer uma ponte entre esses dois lados. Por isso, gostaríamos de sempre vir para o estado do Pará, e participar de seminários como o que vimos hoje, para compartilhar informações, além de saber quais tipos de parcerias podem ser realizadas com Taiwan”, concluiu a diretora.

Sandra Shih, diretora da Taitra, apresenta as potencialidades de Taiwan

O encontro proporcionou aos empresários presentes, mais uma possibilidade de expandir os negócios “Como agente de carga, eu vejo a importância desse tipo de evento, que une Taiwan com o Estado, até porque nós como produtores temos um potencial muito grande em diversos setores. Então essa aproximação econômica é excelente tanto para os nossos exportadores quanto para os nossos importadores”, disse Laína Rocha, representante comercial da empresa Hevile Logística.

Próximo passo – Conselho de Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (TAITRA) convidou os representantes da Companhia de Desenvolvimento do Pará para visitar o País para conhecer in loco os serviços que podem ser prestados ao Estado. Do mesmo modo, a CODEC já deixou o convite para que os representantes da TAITRA visitem os Distrito Industriais de Estado para possíveis acordos e parceria.

Representantes da Codec, Taitra, CIN/Fiepa e ACP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.