COP30: CODEC reúne com comitê da Organização para receber os participantes da Conferência

O presidente da CODEC, Lutfala Bitar, reuniu, na última terça-feira (25), com parte do Comitê de Organização da COP30, para tratar de ações direcionadas ao evento que acontecerá em Belém, na sua 30ª edição, em novembro de 2025, inaugurando sua primeira realização na região amazônica.
Na reunião, estiveram presentes representantes, a convite da Universidade Rural da Amazônia (UFRA), além da CODEC, a Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais Sino – América Latina (SINO-LAC).

O objetivo foi discutir ações para viabilizar acomodações para quem virá participar do evento, levando doações, apoio à doação, e/ou subsídios para a aquisição de conteiners com a finalidade de servirem como alojamento para suprir a demanda por acomodações dos participantes da COP30. E para o alocamento estratégico desses conteiners, a reitora da UFRA, Herdjania Lima, informou que disponibilizou um espaço físico da Universidade, que após o uso, os dormitórios poderão ser utilizados para a manutenção de alojamentos e laboratórios da Instituição.
Além da discussão sobre as acomodações, na oportunidade, o Presidente Lutfala pontuou que a CODEC tem mantido uma parceria com a SINO-LAC, ao longo da gestão atual, com o interesse de que ela possa ser a empresa âncora do projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Barcarena e nutrir um hub logístico Brasil-China.
O representante da empresa SINOLAC, Marcius Ney, um dos membros da cúpula, também participou da reunião e manifestou interesse em compor uma comitiva do Governo do Estado para uma visita a China, a fim de que esta e outras parcerias possam ser alicerçadas, com o objetivo de ampliar a cooperação bilateral entre o Estado do Pará e seu maior parceiro comercial, a China.
