Em Ananindeua, Codec ressalta a importância de desenvolver parcerias em favor dos Distritos Industriais

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) participou, nesta quinta-feira (26), de um encontro com empresários e profissionais do setor imobiliário de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. O evento, realizado na sede da Associação Empresarial do município (ACIA), teve o objetivo de discutir o cenário de investimentos imobiliários na região, incluindo o Distrito Industrial administrado pela Codec.

O encontro contou com apresentações de Rafael Iacovacci, Registrador Substituto do Cartório de Registro de Imóveis de Ananindeua, e Pádua Rodrigues, Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec. O gerente Regional da Companhia, responsável pelos Distritos da Região Metropolitana, Felipe Jorge Ribeiro, também esteve presente.

Fundamental para a instalação de empreendimentos, o sistema de registro de imóveis local foi apresentado com destaque para a regularização fundiária e para o trabalho que vem sendo feito pelo cartório para conferir mais segurança jurídica a quem realiza transações imobiliárias na região.

“Temos dados que nos mostram que o mercado imobiliário em Ananindeua está sendo reaquecido, o que é muito importante para o município. O que buscamos agora é criar um cenário que nos permita uma comunicação mais direta com o Estado e o município, por meio de seus órgãos e entidades, para que possamos dar soluções ao empresário que nos procura, o que inclui a questão da regularização fundiária”, frisou Rafael Iacovacci. O Registrador Substituto também apresentou ferramentas digitais e de gestão do cartório em uso atualmente que visam conferir mais celeridade a quem procura a entidade de registros.

Distrito Industrial – Pádua Rodrigues iniciou sua apresentação falando sobre a função da Codec de atrair investimentos para o território paraense de maneira geral e, sobretudo, em municípios onde há Distritos Industriais Estaduais, como em Ananindeua. “Temos esse papel, de receber os projetos de investimentos por parte dos empresários e indicar os melhores caminhos para que essas iniciativas se concretizem, prezando pela geração de novos negócios que resultam em uma série de benefícios para essas localidades”, disse o Diretor.

De acordo com Pádua Rodrigues, em Ananindeua, assim como já está sendo feito em Barcarena, o objetivo é formalizar parcerias com a prefeitura e com os cartórios no sentido de normatizar o passo a passo das aquisições de áreas que são feitas dentro dos Distritos Industriais e que, necessariamente, precisam passar pelo conhecimento da Codec. “Quem adquire uma área no Distrito Industrial precisa estar em contato com a Codec para que sejam observados todos os trâmites formais da aquisição e para que possamos dar todo o suporte e assessoramento necessários para a instalação do empreendimento”, adiciona.

“O nosso desafio é o de, cada vez mais, melhorar o Distrito Industrial, contando com a parceria das gestões municipais. Aqui, em Ananindeua, o cartório tem sido muito parceiro nesse sentido, o que é fundamental para que a Companhia cumpra com a sua finalidade de atrair os investimentos e contribuir para o desenvolvimento econômico”, concluiu.